Ford e Renault juntam forças contra “invasão chinesa” na Europa
As fabricantes de carros chinesas, em especial a BYD, começaram a ganhar terreno em alguns dos principais mercados da Europa. Para brecar esse avanço, duas gigantes, uma estadunidense e outra francesa, resolveram juntar forças: Ford e Renault. Quanto custaria um Renault Clio antigo hoje, com a inflação? Elétricos mais vendidos em novembro: Geely EX2 estreia e ameaça Dolphin Mini As empresas confirmaram, na última terça-feira (9), que começarão a trabalhar juntas para desenvolver e lançar carros elétricos de baixo custo no continente e, assim, combater as rivais chinesas em pé de igualdade. “A realidade do negócio de automóveis é que é preciso capital e é preciso ser competitivo em termos de custo.Esses são os alicerces para ser bem-sucedido nesse meio na Europa”, sintetizou Jim Farley, CEO da Ford, em coletiva após encontro das marcas em Paris. -Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.- A França, aliás, será o primeiro país a receber os futuros carros elétricos acessíveis fabricados em parceria pela Ford e pela Renault. A ideia é que eles comecem a chegar ao mercado dentro de aproximadamente dois anos, no início de 2028. Capri é um dos carros elétricos que não emplacou como deveria (Imagem: Divulgação/Ford) Como será a parceria entre Renault e Ford? O plano de negócios da recém-formada parceria entre Renault e Ford para fabricar carros elétricos de baixo custo na Europa e, assim, recuperar o mercado perdido para as chinesas, não foi detalhado pelos executivos. O que se sabe é que os dois próximos carros elétricos da Ford serão desenvolvidos sobre a plataforma Ampere, da Renault. A engenharia será conjunta, mas a promessa é que cada marca mantenha seu próprio DNA, tanto em dirigibilidade quanto em experiência a bordo. A parceria também tem uma outra vertente que pode ser desenvolvida em um futuro próximo. De acordo com a carta de intenções assinadas pelos CEOs de Ford e Renault, está previsto o projeto de veículos comerciais leves, também com foco no mercado europeu. Twingo elétrico tem características para rivalizar com chineses (Imagem: Divulgação/Renault) Segundo Jim Farley, unir o conhecimento elétrico e a escala da Renault com a dinâmica de condução da Ford é um passo estratégico essencial para a sobrevivência. François Provost, CEO global da Renault, concordou e afirmou que em um mercado que “muda tão rápido” é preciso colaboração para manter a competitividade. Leia também: Quais estados terão isenção total de IPVA para carros elétricos e híbridos? Quanto custaria um Chevrolet Sonic hoje, com a inflação? Vídeo: Seu celular é smart, e seu carro? Conheça o BYD Dolphin Mini! Leia a matéria no Canaltech.
