
Fluminense volta a sofrer com contra-ataque letal do Lanús e dá adeus à Sul-Americana

O Fluminense deu adeus à Copa Sul-Americana nesta terça-feira. Assim como no jogo de ida, quando perdeu por 1 a 0 em uma dos poucos contra-ataques de perigo do Lanús, o tricolor sofreu com a letalidade dos argentinos nas poucas oportunidades que tiveram no Maracanã. O empate em 1 a 1 foi o suficiente para levar o time da grande Buenos Aires à semifinal, com o 2 a 1 no agregado.
A partida teve a volta de Samuel Xavier, recuperado de lesão na coxa esquerda. Sem Ganso e Nonato, também lesionados, Acosta iniciou como titular.
O primeiro tempo foi de marteladas do Fluminense. Antes mesmo de abrir o placar, o tricolor já tinha assustado com Acosta e Everaldo, em jogadas aéreas. O baixinho Acosta faria outra intervenção de cabeça, esta no gol: em bela jogada de linha de fundo de Serna pela esquerda, que cruzou para trás, o argentino de 1,60m escorou de cabeça e deixou na medida para Canobbio acertar um bonito voleio, que levava a decisão para os pênaltis.
O Flu teve algumas oportunidades de sacramentar a classificação ainda no tempo regular. Samuel Xavier acertou a trave de Losada, na melhor delas. O time de Renato Gaúcho explorava o jogo aéreo sem muito sucesso, enquanto o Lanús parecia sem ideias até o fim da primeira etapa.
Na volta do intervalo, uma confusão tomou a arquibancada visitante do Maracanã. Torcedores do Lanús entraram em confronto com a Polícia Militar, que usos os cassetetes para controlar o tumulto. Ao SBT, policiais alegaram que a confusão começou numa briga entre os argentinos, enquanto torcedores dos Lanús, nas redes, criticaram a ação dos policiais.
O jogo ainda não havia recomeçado, e sofreu um atraso de cerca de dez minutos, enquanto os jogadores conversavam com o árbitro Jesús Valenzuela.
Na beira do campo, Renato preparou duas substituições. Entraram Cano e Otávio nos lugares de Everaldo e Hércules.
Com o segundo tempo iniciado, a tônica foi a mesma: um Fluminense que tinha mais a bola e que criava mais, contra um Lanús que mal conseguia contra-atacar. Losada chegou a fazer grande defesa em chute de Martinelli. Mas quando os argentinos conseguiram sair para o jogo, foram letais e empataram: Aquino arquitetou linda jogada, acionou Marcelino Moreno na meia-lua, que viu a defesa parar e o colocou de frente para Fábio.
Após o gol, o jogo mudou. Renato fez mexidas para colocar o time para a frente, mas o Flu acabou se desorganizando nos dois lados do campo. Não desempatou e ficou exposto a pelo menos três bons contra-ataques do Lanús. Cano ainda acertou a trave nos acréscimos, mas a classificação foi mesmo para a Argentina.