Fluminense conta com bom momento de jogadores estrangeiros para duelo derradeiro com Bahia
A boa fase dos jogadores estrangeiros do Fluminense rendeu oito dos últimos 11 gols do time e seis jogos sem derrotas — quatro vitórias e dois empates — na reta final do Campeonato Brasileiro. À exceção do 6 a 0 sobre o São Paulo, que teve três gols brasileiros, as outras três vitórias foram resolvidas pelos pés do colombiano Serna, do argentino Lucho Acosta e do venezuelano Soteldo. Na goleada, o destaque da noite foi o uruguaio Canobbio, com dois gols.
O protagonismo destes jogadores será essencial para o duelo com o Bahia, neste domingo, no Maracanã, às 16h, que garantirá ao vencedor a vaga direta na fase de grupos da Copa Libertadores.
O meia-atacante Lucho se tornou um xodó da torcida. O argentino de 1,61m chegou no meio da temporada e se encaixou no time rapidamente: três gols, três assistências e muitas oportunidades criadas em 20 duelos pelo tricolor.
O principal artilheiro da temporada é o seu compatriota Germán Cano, com 20 gols em 56 jogos. Mas ele segue fora de combate desde o dia 29 de outubro, na vitória por 1 a 0 sobre o Ceará, pelo Brasileirão. O jogador lesionou o joelho direito e já voltou a treinar, visando as semifinais da Copa do Brasil, contra o Vasco, nos dias 11 e 14 de dezembro.
Canobbio, que havia jogado todas as 14 partidas durante o comando do argentino Luis Zubeldía, foi suspenso do último jogo, mas viu o venezuelano chamar a responsabilidade e resolver fora de casa, contra o Grêmio, fazendo os dois gols do jogo na terça-feira, pela 37ª rodada. O meia-atacante não balançava as redes desde outubro de 2024, uma seca de mais de um ano. Agora estará de volta para o duelo derradeiro com o Bahia.
Camisa 9 contestado
Everaldo no duelo contra o Grêmio
Lucas Merçon / Fluminense
A volta por cima de Soteldo fez Zubeldía acreditar também em uma recuperação de Everaldo, nome contestado no ataque tricolor pela quantidade de gols perdidos. O camisa 9 não balança as redes desde o vitória sobre o Grêmio (1 a 0) no dia 2 de agosto, pela 18ª rodada. São 18 jogos sem marcar.
O treinador acredita que Everaldo está “ajudando de outras formas”.
— O futebol te dá essa possibilidade de reverter situações — disse o treinador em coletiva.
