Flamengo: Versátil, Carrascal prova seu valor em momento que a concorrência interna pode crescer
Conquistar um espaço no estrelado time de Filipe Luís não é tarefa das mais fáceis. O colombiano Jorge Carrascal que o diga. Contratado por 12,5 milhões de euros junto ao Dinamo Moscou-RUS ano passado, o meio-campo chegou para ser reserva imediato de Arrascaeta, o principal jogador do rubro-negro. Mas provou, ao longo do segundo semestre, que pode ser titular ao lado do uruguaio (ou no lugar dele) e peça importante do esquema tático do treinador. Contra o Vasco, no Maracanã, mais uma vez, ele foi o destaque da equipe ao marcar o gol da vitória com seu potente chute de fora da área.
A boa atuação de Carrascal no primeiro jogo do time principal no ano é um excelente cartão de visitas do colombiano na temporada. Foi seu quarto gol com a camisa rubro-negra em 25 partidas disputadas — sendo 17 como titular. Nesses jogos, ele mostrou que pode ser aproveitado como meia ofensivo, pelos lados do campo e até de segundo atacante. Foi em tabelinha com Bruno Henrique, que Carrascal aproveitou o rebote do goleiro dentro da área para dar a vitória ao Flamengo, aos 43 minutos, no jogo de ida das semifinais da Libertadores contra o Racing-ARG.
É importante sobretudo pela forte concorrência que está por vir. O Flamengo segue firme na tentativa de repatriar Lucas Paquetá, que pode jogar como segundo volante ou mais avançado. O clube oficializou ontem ao West Ham, da Inglaterra, uma proposta pelo jogador. O valor oferecido chega a 40 milhões de euros (R$ 249,2 milhões), e a diretoria está otimista para chegar a um acordo com os ingleses. A informação é do ge.
Segundo o blog do Diogo Dantas, a pedida inicial dos ingleses era na casa de 60 milhões de euros, mas o Flamengo se dispôs a ofertar de 35 a 40 milhões de euros. O clube enviou uma proposta ao rubro-negro com os termos que gostaria para fechar a negociação.
Até que o Flamengo chegue a um acordo com o clube inglês, Carrascal pode aproveitar mais minutos no time sem tanta concorrência interna e manter seu lugar entre os titulares. Com o retorno antecipado do time principal no Campeonato Carioca diante do Vasco, a comissão técnica deve manter os profissionais diante do Fluminense, domingo, no Maracanã. A ideia é se garantir nas quartas de final da Taça Guanabara sem sustos. Depois do tricolor, a equipe enfrentará o Sampaio Corrêa pela última rodada do Grupo B.
Filipe Luís, porém, ainda poderá contar com os jogadores do sub-20. Contra o Vasco, ele relacionou oito jovens e começou com Daniel Salles na lateral esquerda. Diante da longa temporada à vista, a comissão técnica deve fazer um revezamento em algumas posições para evitar o desgaste dos jogadores. Léo Ortiz, Luiz Araújo e Samuel Lino, por exemplo, que iniciaram no banco de reservas podem ter mais tempo em campo.
