Flamengo é o quinto time classificado para Copa de Clubes de 2029; veja quem está garantido

 

Fonte:


Além do tetracampeonato e dos milhões em premiação, o título da Libertadores garantiu o Flamengo na segunda edição da Copa do Mundo de Clubes da Fifa, em 2029, em local ainda a ser definido. O time é o quinto confirmado na competição internacional.

Ele se junta aos demais campeões continentais desta temporada: Al-Ahli (Arábia Saudita), Cruz Azul (México), Paris Saint-Germain (França) e Pyramids (Egito). O Chelsea, vencedor da primeira edição do Mundial de Clubes, disputada este ano nos Estados Unidos, não tem vaga garantida.

A Conmebol tem direito a seis vagas no torneio. O Flamengo já preencheu uma. Das cinco restantes, três delas serão dos campeões da Libertadores de 2026 a 2028. As outras duas virão por ranking — caso haja vencedores repetidos da competição sul-americana, entrarão outros times via ranking.

Classificados no primeiro semestre

Ao contrário do Brasil, as demais competições continentais se encerraram no meio deste ano, seguindo a temporada europeia. Vice-campeão da primeira edição da Copa do Mundo de Clubes, o PSG se classificou para o torneio de 2029 após vencer a Liga dos Campeões de 2024/2025. O time francês goleou a Inter de Milão por 5 a 0 na final.

O primeiro asiático confirmado é o Al-Ahli, da Arábia Saudita. Com o brasileiro Roberto Firmino no ataque, o time conquistou o título da Liga dos Campeões do continente ao vencer o Kawasaki Frontale, do Japão, por 2 a 0.

O Cruz Azul, do México, carimbou sua vaga ao bater o canadense Vancouver Whitecaps na decisão da Liga dos Campeões da Concacaf por 5 a 0. O título africano desta temporada ficou com o Pyramids, do Egito, que surpreendeu o favorito Mamelodi Sundowns, e conseguiu a vaga para a próxima edição do torneio.

O Mundial de 2029 também terá 32 clubes, com a seguinte estrutura:

12 clubes da Europa (Uefa)

6 da América do Sul (Conmebol)

4 da Ásia (AFC)

4 da África (CAF)

4 da América do Norte/Central/Caribe (Concacaf)

1 da Oceania (OFC)

1 vaga extra para o time do país-sede (a ser divulgado)