Final do Mundial de VĂ´lei de Praia feminino pode ser 100% brasileira

 

Fonte:


O Brasil está conquistando as areias do outro lado do mundo. Na manhã desta sexta-feira, duas equipes brasileiras chegaram às semifinais femininas do Mundial de Vôlei de Praia, que acontece em Adelaide, na Austrália. Thamela e Vic venceram as italianas Gottardi e Orsi Toth por 2 sets a 0 e, logo em seguida, Carol Solberg e Rebecca marcaram 2 a 1 em cima das canadenses Melissa e Brandie. Com este resultado, se as duplas seguirem ganhando, a final do campeonato será dominada pelo Brasil, que tem bom histórico com o vôlei de praia e detém o título de maior medalhista olímpico da modalidade.

Com a Itália abrindo o placar, as quartas de finais começaram disputadas ponto a ponto por Thamela e Vic. Porém, na metade do primeiro set, a dupla abriu vantagem e o finalizou em 21 a 16 pontos. A segunda parte da partida foi ainda mais acirrada, mas a equipe brasileira manteve o comando, fechando o último set em 21 a 19. Horas mais tarde, Carol e Rebecca tiveram um pouco mais de dificuldade na busca pelo triunfo, empataram nos dois primeiros sets (21/17 e 18/21) e precisaram recorrer ao terceiro (15/9) para garantirem a vitória.

- Essa semifinal é para a minha mãe, que sempre acreditou em mim. Minha primeira copa do mundo e tantas outras foram ao lado dela. Não tem uma vez que eu entre dentro de quadra, que eu pise nessa areia e não sinta a presença dela. E, nos momentos difíceis dentro de quadra, é nela que eu penso. Então, sem dúvida nenhuma, é para a minha mãe, que tá sempre comigo - declarou Carol Solberg, que é filha da ex-jogadora e treinadora de vôlei Isabel Salgado, falecida em 2022.

Carol Solberg publica foto com a mĂŁe Isabel Salgado, duas semanas apĂłs a morte da ex-atleta

Reprodução

A busca pela final 100% brasileira começa na próxima madrugada. Às 2h30 da manhã de sábado (horário de Brasília), Vic/Thamela enfrentam Tina Graudina e Anastasija Samoilova, da Letônia. Um pouco mais tarde, às 6h30 da manhã (horário de Brasília), Carol e Rebecca encaram Kristen Nuss e Taryn Brasher, dos Estados Unidos.

VĂ´lei de praia feminino do Brasil vive fase de glĂłria

Ana PatrĂ­cia e Duda derrotam canadenses e conquistam o ouro no vĂ´lei de praia

Jeff PACHOUD / AFP

Carol lidera o ranking de melhor bloqueadora do mundial, além de ser a segunda maior pontuadora do torneio. Já Thamela lidera as estatísticas do ataque e Vic está na ponta da tabela de saque. Bem colocadas entre atletas do mundo inteiro, as jogadoras perpetuam o bom momento do vôlei de praia feminino brasileiro. Em 2024, Duda e Ana Patrícia foram medalhistas de ouro pelo esporte nas Olimpíadas de Paris e brasileiras também ocupavam as primeiras colocações do ranking. A dupla olímpica dourada seguiu no Mundial deste ano até as oitavas de final, mas informou, via nota da Confederação Brasileira de Vôlei, que desistiu do campeonato por conta de uma lesão, que não foi especificada.

O Brasil coleciona histórias de sucesso com o vôlei de praia, sendo o maior medalhista olímpico do esporte. Foram 14 pódios conquistados, com 4 ouros, 7 pratas e 3 bronzes. Apesar disso, as equipes masculinas não acompanham o bom momento. Nesta sexta, Evandro e Arthur, únicos brasileiros restantes nas quartas de finais, foram eliminados em disputa difícil contra os suecos Ahman e Hellvig. Foram 2 sets a 0, ambos com placar de 22 a 20 para a Suíça.