Final do Mundial de VĂ´lei de Praia feminino pode ser 100% brasileira
O Brasil está conquistando as areias do outro lado do mundo. Na manhĂŁ desta sexta-feira, duas equipes brasileiras chegaram Ă s semifinais femininas do Mundial de VĂ´lei de Praia, que acontece em Adelaide, na Austrália. Thamela e Vic venceram as italianas Gottardi e Orsi Toth por 2 sets a 0 e, logo em seguida, Carol Solberg e Rebecca marcaram 2 a 1 em cima das canadenses Melissa e Brandie. Com este resultado, se as duplas seguirem ganhando, a final do campeonato será dominada pelo Brasil, que tem bom histĂłrico com o vĂ´lei de praia e detĂ©m o tĂtulo de maior medalhista olĂmpico da modalidade.
Com a Itália abrindo o placar, as quartas de finais começaram disputadas ponto a ponto por Thamela e Vic. Porém, na metade do primeiro set, a dupla abriu vantagem e o finalizou em 21 a 16 pontos. A segunda parte da partida foi ainda mais acirrada, mas a equipe brasileira manteve o comando, fechando o último set em 21 a 19. Horas mais tarde, Carol e Rebecca tiveram um pouco mais de dificuldade na busca pelo triunfo, empataram nos dois primeiros sets (21/17 e 18/21) e precisaram recorrer ao terceiro (15/9) para garantirem a vitória.
- Essa semifinal Ă© para a minha mĂŁe, que sempre acreditou em mim. Minha primeira copa do mundo e tantas outras foram ao lado dela. NĂŁo tem uma vez que eu entre dentro de quadra, que eu pise nessa areia e nĂŁo sinta a presença dela. E, nos momentos difĂceis dentro de quadra, Ă© nela que eu penso. EntĂŁo, sem dĂşvida nenhuma, Ă© para a minha mĂŁe, que tá sempre comigo - declarou Carol Solberg, que Ă© filha da ex-jogadora e treinadora de vĂ´lei Isabel Salgado, falecida em 2022.
Carol Solberg publica foto com a mĂŁe Isabel Salgado, duas semanas apĂłs a morte da ex-atleta
Reprodução
A busca pela final 100% brasileira começa na prĂłxima madrugada. Ă€s 2h30 da manhĂŁ de sábado (horário de BrasĂlia), Vic/Thamela enfrentam Tina Graudina e Anastasija Samoilova, da LetĂ´nia. Um pouco mais tarde, Ă s 6h30 da manhĂŁ (horário de BrasĂlia), Carol e Rebecca encaram Kristen Nuss e Taryn Brasher, dos Estados Unidos.
VĂ´lei de praia feminino do Brasil vive fase de glĂłria
Ana PatrĂcia e Duda derrotam canadenses e conquistam o ouro no vĂ´lei de praia
Jeff PACHOUD / AFP
Carol lidera o ranking de melhor bloqueadora do mundial, alĂ©m de ser a segunda maior pontuadora do torneio. Já Thamela lidera as estatĂsticas do ataque e Vic está na ponta da tabela de saque. Bem colocadas entre atletas do mundo inteiro, as jogadoras perpetuam o bom momento do vĂ´lei de praia feminino brasileiro. Em 2024, Duda e Ana PatrĂcia foram medalhistas de ouro pelo esporte nas OlimpĂadas de Paris e brasileiras tambĂ©m ocupavam as primeiras colocações do ranking. A dupla olĂmpica dourada seguiu no Mundial deste ano atĂ© as oitavas de final, mas informou, via nota da Confederação Brasileira de VĂ´lei, que desistiu do campeonato por conta de uma lesĂŁo, que nĂŁo foi especificada.
O Brasil coleciona histĂłrias de sucesso com o vĂ´lei de praia, sendo o maior medalhista olĂmpico do esporte. Foram 14 pĂłdios conquistados, com 4 ouros, 7 pratas e 3 bronzes. Apesar disso, as equipes masculinas nĂŁo acompanham o bom momento. Nesta sexta, Evandro e Arthur, Ăşnicos brasileiros restantes nas quartas de finais, foram eliminados em disputa difĂcil contra os suecos Ahman e Hellvig. Foram 2 sets a 0, ambos com placar de 22 a 20 para a SuĂça.
