Final da Libertadores tem prorrogação? Entenda o que acontece se Palmeiras e Flamengo empatarem

 

Fonte:


Final acontece em Lima, no Peru; clubes brasileiros lutam para ser o primeiro tetracampeão do Brasil. A final da Libertadores da América acontece neste sábado (29), a partir das 18h, e Flamengo e Palmeiras duelam para se tornar o primeiro clube brasileiro quatro vezes campeão da competição. É a segunda vez que as equipes se encontram na decisão. Na primeira, em 2021, a partida terminou empatada no tempo regulamentar, mas na prorrogação o Verdão marcou e saiu vitorioso, batendo o Rubro-negro por 2 a 1.

O que acontece se a partida termina empatada?

Assim como em 2021, se os clubes empatarem por qualquer placar nos 90 minutos, a partida vai para prorrogação, com dois tempos de quinze minutos cada. As equipes devem trocar de lado do campo ao fim do primeiro tempo, assim como acontece no tempo regulamentar, e se um dos times terminar a etapa na frente do placar, será campeão.

Caso a prorrogação chegue ao fim e a partida permaneça empatada, a decisão será nos pênaltis. O clube que tiver mais gols marcados ao fim da série de 5 tentos será o vencedor.

Se o placar permanecer empatado após as cinco cobranças de cada time, a disputa entra em um sistema de "morte súbita". As cobranças alternadas continuam até que uma equipe marque um gol e a outra perca o seu respectivo chute na mesma rodada. Nesse ponto, o time que marcou é declarado vencedor.

Substituições

As duas equipes têm direito de realizar 5 substituições cada ao longo da partida. Caso haja necessidade de troca por choque de cabeça ou a partida vá para as prorrogações, os clubes ganham direito à 6ª alteração cada.