Finais do handebol agitam o domingo do Intercolegial

 

Fonte:


As quadras da Universidade Castelo Branco, em Realengo, recebem neste domingo as finais do handebol do Intercolegial. Ao longo do dia, oito partidas definirão os campeões e terceiros colocados das categorias sub-14 e sub-18, nas versões masculina e feminina. A competição é uma realização do jornal O GLOBO, com apresentação do Sesc-RJ e apoio da Caixa.

Para todos: Categoria inclusiva estreia no Intercolegial com judô

Na história: Intercolegial completa 43 anos como marco do esporte entre escolas no Rio

A programação começa às 9h, com a disputa pelo terceiro lugar do sub-14 feminino entre GEO Juan Antônio Samaranch e Jean Baptiste Debret. Em seguida, às 10h, ocorre a final do sub-14 masculino, com o Santa Mônica Rede de Ensino enfrentando o GEO Juan Antônio Samaranch.

Às 11h, Jean Baptiste Debret e Colégio Gama disputam o terceiro lugar do sub-18 feminino; e ao meio-dia, o Santa Mônica Rede de Ensino joga contra o Salesiano Santa Rosa na decisão da categoria.

Na parte da tarde, os jogos recomeçam às 13h, com Colégio Gama e GEO Nicarágua brigando pelo terceiro lugar do sub-14 masculino. Às 14h, será a vez da final do sub-14 feminino, entre Santa Mônica Rede de Ensino e Geração Feliz.

O Colégio Militar e o Pedro II se enfrentam às 15h, valendo o terceiro lugar do sub-18 masculino. Encerrando a rodada, às 16h, o Santa Mônica Rede de Ensino disputa o título da categoria contra o Colégio Antônio da Silva.

O professor Luiz Carlos Lopes, da rede Santa Mônica, destaca o desempenho das equipes, que chegaram às finais em todas as categorias:

— Nas finais, sabemos que vamos enfrentar equipes qualificadas. Mas estamos desde o início do ano treinando, participando de outras competições e mantendo o foco nas vitórias.

Outras modalidades

Enquanto o handebol chega ao fim, outras modalidades se preparam para entrar em cena. No próximo sábado, dia 25, o vôlei abre suas rodadas no Sesc São João de Meriti, a partir das 9h, com 32 equipes nas categorias sub-15 e dub-18. A natação realiza suas finais no domingo, dia 26, no Sesc Nova Iguaçu, com 235 alunos de 20 colégios. Já o atletismo terá provas em 23 de novembro, no Complexo Esportivo Miécimo da Silva, em Campo Grande. O encerramento da edição 2025 será com o vôlei de praia, nos dias 29 e 30 de novembro, também no Sesc Nova Iguaçu.

Na rodada passada, o destaque ficou com o badminton, cujas finais foram na Vila Militar. A competição teve um momento de forte emoção com o desempenho do atleta paralímpico Isaac Nascimento, de 12 anos, do Centro Educacional Torres Filho, em São Gonçalo. Competindo na categoria SH6, para pessoas com baixa estatura, ele comemorou não apenas a vitória, mas a chance de inspirar outros jovens com deficiência a participar do torneio.