Filipinas em estado de calamidade: Qual a diferença de furacão, tornado e tufão? Qual é o mais forte?

 

Fonte:


As Filipinas declararam estado de calamidade pública após a passagem do tufão Kalmaegi pelo país, deixando um rastro de destruição e um balanço parcial de 142 mortos e 127 desaparecidos, segundo dados oficiais das autoridades nesta quinta-feira. O fenômeno avança agora com destino ao Vietnã, ganhando força, com ventos de cerca de 215 km/h — o que o faria ser considerado um furacão de categoria 4.

Veja vídeos: Filipinas soma mais de 140 mortes após passagem do tufão Kalmaegi

Ventos de 300km/h, ao menos 30 mortos e cinco países atingidos: O que se sabe sobre a passagem do furacão Melissa pelo Caribe

Furacão, tornado e tufão são tempestades poderosas. O que diferencia um fenômeno do outro é a velocidade atingida pelos ventos e também a posição geográfica onde eles ocorrem. Meteorologistas também usam o termo genérico "ciclones tropicais" para classificar esses três fenômenos. Quando as tempestades intensas acontecem no hemisfério sul, os ventos giram no sentido horário, enquanto no hemisfério norte no anti-horário.

A nomenclatura mais conhecida, "furacão", refere-se aos fenômenos que surgem no mar do Caribe ou nos EUA. Eles medem de 200 km a 400 km de diâmetro e podem chegar a vários dias de duração — até atingir a terra firme, perder força e se dissipar. É considerado furacão quando a velocidade dos ventos é igual ou superior a 119 km/h. O furacão Melissa, que atingiu a Jamaica e outros países caribenhos no mês passado, chegou a registrar ventos de 300 km/h.

O que é um tufão?

Tufão é o nome que se dá aos ciclones formados na parte ocidental do oceano Índico e também no sul da Ásia, como é o caso do Kamalegi. O fenômeno surge no mar da China e, então, atinge o leste asiático. Eles podem ocorrer em qualquer época do ano, mas são mais frequentes entre os meses de junho e novembro. Assim como os furacões, os ventos precisam alcançar pelo menos 119 km/h.

A categoria 1 tem ventos entre 119 e 153 km/h. Já os tufões mais perigosos, como os furacões da categoria cinco, têm ventos de 252 km/h ou mais.

Initial plugin text

Veja vídeos

O que é um tornado?

O tornado é um tipo de ciclone, com dimensões e duração bem menores que a de um furacão. Porém, esse fenômeno é capaz de gerar grandes catástrofes. Os tornados são fenômenos tipicamente continentais, sua formação ocorre através da chegada de frentes frias em regiões onde o ar está mais quente e instável, favorecendo o desenvolvimento de uma tempestade.

Um tornado normalmente apresenta 100 metros de extensão, e sua duração é de poucos minutos. Enquanto um furacão pode cobrir uma área do tamanho de um estado inteiro. A velocidade dos ventos que giram em um tornado é muito maior do que a dos ventos que se movem em direção ao centro ou que sobem e descem.

Câmera de trânsito flagra passagem de tornado no sul da Flórida

Reprodução