Filhotes raros de felinos são flagrados em parque dos EUA e reacendem esperança de recuperação da espécie; vídeo

 

Fonte:


Um vídeo divulgado neste domingo (11) revelou a presença de dois filhotes de lince correndo pelo Parque Nacional Voyageurs, no estado americano de Minnesota, em um registro considerado excepcional por pesquisadores. O lince é um felino selvagem de médio porte, parente distante do gato doméstico, conhecido pelas orelhas com tufos de pelos, pernas longas e patas grandes — uma adaptação para se locomover na neve. A espécie é rara e ameaçada em parte dos Estados Unidos.

Vídeo: filhotes de leão branco nascem em zoológico venezuelano; espécie é considerada rara

Seis filhotes são resgatados por bombeiros após suspeita de envenenamento nos EUA

As imagens foram captadas em setembro de 2025, na Península de Kabetogama, e só vieram a público agora, após a análise de meses de gravações feitas por câmeras de trilha instaladas no parque. Os filhotes, de pelagem marrom e branca e barriga manchada de preto, aparecem seguindo o que parece ser um lince adulto, comportamento que sugere cuidado parental.

Veja o momento:

Indício inédito de reprodução no parque

Embora linces sejam avistados ocasionalmente no Voyageurs há décadas, nunca havia evidências da presença de filhotes, segundo o Voyageurs Wolf Project. Até então, os pesquisadores acreditavam que os animais registrados eram solitários e apenas de passagem pela região. “Não é algo comum”, afirmou Tom Gable, líder do projeto, em entrevista ao Star Tribune.

O Voyageurs Wolf Project, financiado pelo Fundo Fiduciário de Meio Ambiente e Recursos Naturais de Minnesota, estuda principalmente os lobos e seu papel no ecossistema, mas também monitora outras espécies raras. Para chegar ao registro, os pesquisadores analisaram imagens de cerca de 400 câmeras de trilha — uma tecnologia que não estava disponível em levantamentos anteriores

Os gatinhos marrons e brancos com barrigas manchadas de preto saltitavam atrás do que parecia ser um lince adulto

Captura de tela/Redes sociais/Voyageurs Wolf Project

De acordo com o Departamento de Recursos Naturais de Minnesota, estima-se que existam atualmente entre 100 e 300 linces em todo o estado. O último grande estudo sobre parques nacionais, realizado em 2015, concluiu que não havia indícios de linces residentes no Voyageurs, apenas indivíduos em trânsito.

Especialistas ressaltam que mudanças climáticas, como invernos mais quentes, tornam o habitat menos favorável à espécie e facilitam a presença de outros predadores, como explicou o biólogo John Erb à imprensa local. Ainda assim, o registro dos filhotes é visto como um sinal positivo, ao indicar que, apesar das adversidades, os linces continuam presentes — e podem estar começando a se estabelecer novamente na região.