Festival de música movimenta cidade de Maringá, com oficinas e concerto ao ar livre

 

Fonte:


Na programação show com o Grupo Barbatuques e apresentação da Orquestra Sinfônica do Paraná. O festival começou na segunda-feira (13) e termina domingo (19) com um mega concerto ao ar livre. A trilha sonora do Festival de Música de Maringá pode ser ouvida em todo canto da cidade. No aeroporto, na rodoviária, no terminal de transporte urbano, no prédio da prefeitura, na feira livre. No começo do dia, no horário do almoço, no fim da tarde, à noite.

É música ecoando pela cidade inteira. E Maringá é conhecida no Paraná como a Cidade Canção; porque Maringá é nome de música.

Começar o dia de trabalho com música é um privilégio, diz a servidora pública Fabiana Caetano.

“A música alegra, né? Alegra a alma, alegra a vida, eu acho que é elevar a autoestima quando a gente escuta uma música boa, de qualidade, isso é muito bom.”

Uma das atrações do Festival durante a semana foi a apresentação do grupo de percussão corporal Barbatuques, sucesso no Brasil e no exterior.

O grupo também ensinou a fazer música com o corpo em oficinas lotadas de acadêmicos de música e artes cênicas. Tais Balieiro, integrante dos Barbatuques, foi instrutora.

“Por exemplo, a relação do peito, do estalo e da palma, a gente pode associar a uma bateria. Então, o peito é o bumbo, o estalo é o timbal e a palma é a caixa. E aqui a gente já tem um sambinha, que pode ser uma bossa nova, pode ser um samba enredo, dependendo da velocidade que a gente faz esse samba.”

A Orquestra Sinfônica do Paraná, que em 2025 completou 40 anos, também foi atração do Festival de Música de Maringá. A apresentação lotou o Teatro Municipal.

O Festival de Música de Maringá termina no domingo (19) com um mega concerto que deve reunir centenas de músicos numa apresentação ao ar livre.