‘Feriado’ de 130 do Flamengo: entenda porque o clube não comemora aniversário no dia oficial de sua fundação
O clube carioca foi originalmente fundado no dia 17 de novembro, mas as celebrações oficiais foram alteradas para o dia 15 do mesmo mês. Neste sábado (15), o Flamengo celebra seu aniversário de 130 anos de existência. Fundado inicialmente como um clube de remo no dia 17 de novembro de 1895, o rubro-negro foi idealizado por jovens remadores que desejavam disputar competições contra equipes de outro bairro. Embora esta seja a data oficial da criação do clube, os festejos são celebrados em uma data diferente: no dia 15 do mesmo mês.
A alteração na data foi planejada pelos próprios fundadores, que viram a oportunidade de unir o dia oficial do clube com o feriado de Proclamação da República. Dessa forma, o dia do Flamengo seria sempre feriado, e haveria tempo livre para comemorar a data de fundação. Neste ano, o feriado cai no sábado (15).
Internamente, as celebrações pelo 130 anos já começaram no confronto diante do Santos, no dia 9, quando a equipe carioca venceu por 3 a 2, no Maracanã. O rubro-negro utilizou um patch comemorativo em alusão à data no uniforme.
Durante toda a semana do aniversário até o dia 20, várias ações estão sendo promovidas para celebrar a data comemorativa, como uma homenagem na Câmara dos Deputados, em Brasília, e ativações realizadas no Maracanã. Ruy Castro, célebre escritor e imortal da Academia Brasileira de Letras, esteve presente no evento de lançamento oficial das comemorações do clube.
Tradicionalmente, o Flamengo promove festas e celebrações em sua sede, localizada na Gávea, no dia do feriado nacional. Neste ano, os sócios do clube poderão participar de atividades como a tradicional alvorada e da inauguração de novidades como as novas intervenções artísticas no muro da Gávea, que está recheada de artes especiais. O rubro-negro também anunciou a estreia da webserie Ser Flamengo, que deve estar disponível na FlamengoTV, dividida em quatro capítulos.
Flamengo lança camisa em homenagem aos 130 anos
Camisa "Pherusa", que homenageia embarcação naufragada e recuperada dos fundadores do clube.
Reprodução / Flamengo
Além das celebrações e homenagens, o clube e a fornecedora Braziline lançaram no dia 28 de outubro a camisa “Pherusa”, que leva o nome da embarcação que naufragando com os fundadores do clube durante uma travessia pela Baía de Guanabara. Na ocasião, o jovem Bahia, um dos idealizadores do clube, nadou por mais de 4 horas para buscar ajuda. Os remadores foram resgatados e a embarcação, recuperada e reformada - embora, tenha sido roubada antes mesmo da fundação oficial do clube. O curioso é que no momento da fundação do clube, apenas Bahia não estava junto aos outros seis remadores.
No dia 20, feriado do Dia da Consciência Negra, o clube deve lançar a linha ‘Diamantes Negros’, que homenageia Leônidas da Silva e vários ídolos que marcaram a história do Flamengo. O lançamento deve encerrar a série de ações do clube carioca em alusão aos seus 130 anos.
