FamÃlia de brasileira em estado vegetativo nos EUA vai voltar para o Brasil de motorhome
Alternativa foi considerada por falta de recursos para a contratação de uma UTI aérea para o transporte seguro da mulher. Viagem deve demorar quase dois meses e passar por 11 paÃses das Américas Uma famÃlia brasileira que vive em Orlando, nos Estados Unidos, vai voltar para o Brasil de motorhome para permitir que a manicure FabÃola da Costa, de 32 anos, que está internada em estado vegetativo no paÃs americano, possa receber tratamento do SUS, no interior de Minas Gerais.
FabÃola sofreu um mal súbito em casa, em setembro de 2024. Ela foi levada à s pressas para um hospital e sofreu três paradas cardÃacas e uma perfuração no pulmão, devido à s manobras de ressuscitação. A manicure ainda teve falta de oxigenação do cérebro, o que lhe causou sequelas. Atualmente, a mulher está em casa sob os cuidados do marido, que já acumula dÃvidas de mais de 3 milhões de dólares em medicamentos e em outros materiais usados no tratamento.
A famÃlia pensou em trazer a mulher para o Brasil em uma UTI aérea, único meio que oferece suporte à vida da manicure. Entretanto, o transporte custa em torno de 120 mil dólares, o equivalente a mais de R$ 650 mil. O Itamaraty foi acionado pelos parentes e informou que não auxilia com despesas de hospitalização, a não ser em caráter emergencial e humanitário.
A solução encontrada pelo marido, foi adaptar um motorhome com uma UTI móvel. O trajeto é de mais de 6 mil quilômetros e deve levar quase dois meses. A previsão é que a jornada comece em novembro.
À CBN, o Ministério das Relações Exteriores disse que, tem prestado assistência consular à famÃlia desde junho, quando foi acionado. A pasta disse ainda que, em caso de hospitalização de brasileiros no exterior, e nos termos da legislação vigente, a atuação consular do Estado brasileiro é complementar à da famÃlia, suprindo dificuldades resultantes de circunstâncias excepcionais.
