Fábio, Thiago Silva, John e Weverton são indicados para seleção da temporada no prêmio Fifa The Best
A Fifa anunciou os indicados às categorias do prêmio The Best da temporada 2024/2025. Raphinha foi o único representante brasileiro a concorrer na categoria principal da premiação, que elege o melhor jogador do mundo.
Diversos outros atletas do país, que atuaram em times brasileiros durante o período considerado para a votação foram indicados, como Fábio e Thiago Silva (Fluminense), Weverton (Palmeiras) e John (Botafogo), além de Luiz Henrique (ex-Botafogo, hoje no Zenit-RUS). O colombiano Jhon Arias, ex-Flu e hoje Wolverhampton-ING, é outro concorrente.
Para vencer a premiação, Raphinha precisará deixar para trás grandes nomes do futebol mundial. Só entre seus companheiros de elenco, a disputa será com Lamine Yamal e Pedri. O Barcelona só perde em indicações para o PSG, que venceu pela primeira vez a Liga dos Campeões e foi vice-campeão do Mundial de Clubes, e tem quatro representantes na disputa: Dembelé (também pela atuação na seleção de Marrocos e atual dono da Bola de Ouro), Hakimi (Marrocos), Nuno Mendes e Vitinha (Portugal). Kane (Inglaterra e Bayern de Munique), Mbappé (França e Real Madrid) e Salah (Egito e Liverpool) são os demais concorrentes.
O sucesso dos clubes brasileiros no Mundial também rendeu frutos. Seis jogadores que defenderam equipes do país na competição disputam lugares na seleção do ano. Semifinalistas com o Fluminense, o goleiro Fábio, o zagueiro Thiago Silva e o meio-campista Jhon Arias (este hoje no Wolverhampton, da Inglaterra) são os representantes do tricolor na votação. Já o goleiro John, atualmente no Nottingham Forest (Inglaterra) brilhou na campanha do Botafogo. Também está na briga o goleiro Weverton, do Palmeiras, e o atacante Luiz Henrique, do Zenit (Rússia), que começou a temporada no Botafogo em 2024.
Entre as jogadoras, prevaleceu um predomínio de espanholas e inglesas, finalistas da Euro disputada em julho. A favorita é Aitana Bonmatí, jogadora do Barcelona e vencedora da Bola de Ouro três vezes consecutivas, mas outras conterrâneas também apresentam boas credenciais: Patri Guijarro, Claudia Pina e Alexia Putellas, suas companheiras de clube; e Mariona Caldentey, do Arsenal.
As campeãs da Euro Lucy Bronze e Lauren James (jogadoras do Chelsea), Chloe Kelly, Alessia Russo e Leah Williamson (companheiras no Arsenal). Diani e Dumornay (Lyon), Sandy Baltimore (França e Chelsea), Ewa Pajor (Polônia e Wolfsburg), Chawinga (Malásia e KC Current) e Nathalie Bjorn (Suécia e Chelsea) são as demais concorrentes.
The Best 2025 - Melhor jogador
Achraf Hakimi (PSG, Marrocos)
Cole Palmer (Chelsea, Inglaterra)
Harry Kane (Bayern de Munique, Inglaterra)
Kylian Mbappé (Real Madrid, França)
Lamine Yamal (Barcelona, Espanha)
Mohamed Salah (Liverpool, Egito)
Nuno Mendes (PSG, Portugal)
Ousmane Dembélé (PSG, França)
Pedri (Barcelona, Espanha)
Raphinha (Barcelona, Brasil)
Vitinha (PSG, Portugal)
