'Exagera': CBF libera áudio do VAR em possível pênalti no Bruno Henrique, no clássico entre Fluminense x Flamengo
A Comissão de Arbitragem da CBF divulgou, nesta quinta-feira (20), o áudio do VAR durante um lance polêmico no clássico entre Fluminense e Flamengo, válido pela 34ª Rodada do Campeonato Brasileiro, nesta quarta-feira.
O atacante Bruno Henrique, do Flamengo, foi acertado pelo zagueiro tricolor Thiago Silva dentro da área após tomar a frente do jogador que estava em movimento de chute. Mas, após revisão no VAR, o árbitro da partida Davi Lacerda considerou lance normal e deixou o jogo seguir. O tricolor venceu a partida por 2 a 1.
De acordo com a fala do juiz de campo, o zagueiro teria interrompido o movimento de chute antes de acertar com contundência o adversário.
— Ele tira o pé. É canto — diz o árbitro. E continua: — O pé do vermelho (Bruno Henrique) chega primeiro, mas o Thiago Silva tira a força.
Em meio às revisões em diferentes ângulos de câmera, os assistentes de VAR chegam à mesma conclusão.
— Vê se tem impacto — diz um assistente. Outro, complementa, após análise: — Ele vai fazer o movimento e tira totalmente (a perna).
Após dTscussão na cabine do VAR, o árbitro de vídeo se volta ao juiz de campo e confirma sua decisão:
— Tá perfeito. É como você narrou, tá? Ele retira totalmente a perna e o jogador simula. Simula, não, exagera.
Revisão do pênalti de Renê
O gol do Flamengo foi feito por Jorginho, de pênalti. O lateral-esquerdo Renê bloqueou o chute do meia Saúl dentro da área. O árbitro diz: “Para mim pega no ombro, pega no ombro. O braço dele tá junto [do corpo] para mim”.
O assistente de VAR pede para rever o lance em diferentes ângulos antes da decisão.
— Tá claro, pega em todo o braço. Recomendo a revisão para possível penal — diz, ao árbitro. E continua: — O movimento todo você viu, né? Vou te mostrar o ponto de contato (da bola no braço).
O árbitro pede: “para no ponto de contato. A gente tem uma câmera de frente, Reway?”, e o VAR diz que não tem. Mas mostra outras, com as quais Davi Lacerda muda de decisão.
— Pega. Ele se lança na bola e pega abaixo da área permitida. Para mim, movimento deliberado. Ele quer fazer esse movimento para bloquear. Vou voltar com tiro penal e com cartão amarelo para o número 6 — complementa.
Mesmo com a derrota no clássico, o Flamengo manteve a liderança do Brasileirão, embora tenha visto a vantagem sobre o vice-líder Palmeiras cair para dois pontos (69 pontos a 67) a quatro jogos para o fim do campeonato.
O próximo jogo do Flamengo será contra o Bragantino, no Maracanã, neste sábado. Já o Fluminense irá até o Allianz Parque enfrentar o Palmeiras, no mesmo dia.
