Ex-presidente Jair Bolsonaro é preso em Brasília
O ex-presidente Jair Bolsonaro foi preso na manhã deste sábado por volta das 6h da manhã. Ele estava no condomínio onde mora, em Brasília.
O ex-presidente já está sede da Superintendência da Polícia Federal. Ele foi levado por um comboio de agentes da PF, chegando por volta das 6h35.
A prisão tem caráter preventivo, não se tratando do cumprimento da pena. O ex-presidente vai ficar em uma sala de estado, espaço reservado para presidentes da República e outras altas figuras públicas. Bolsonaro passou por exame de corpo de delito, que terminou por volta das 7h12.
Defesa havia pedido desde a quinta-feira que fosse cumprida prisão domiciliar humanitária, por motivos de saúde, já que Bolsonaro sofre de várias comorbidades.
Jair Bolsonaro foi preso por determinação de Alexandre de Moraes, que determinou que a prisão fosse realizada "no período da manhã, respeitando a dignidade do ex-presidente, sem a utilização de algemas e sem qualquer exposição midiática", de acordo com nota do colunista Lauro Jardim.
A prisão preventiva decretada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) trata-se de uma medida cautelar e visa a garantir a ordem pública. A prisão foi solicitada pela Polícia Federal.
Bolsonaro foi condenado a 27 anos e 3 meses pela tentativa de golpe de Estado após a derrota na eleição de 2022. Ele já cumpria prisão domiciliar.
No caso da trama golpista, a Primeira Turma da Corte o considerou culpado, por quatro votos a um, pelos crimes de tentativa de golpe de Estado, abolição do Estado Democrático, organização criminosa, dano contra o patrimônio da União e deterioração do patrimônio tombado. Os ministros que votaram a favor foram Alexandre de Moraes, o relator do processo, Flávio Dino, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin. Apenas o ministro Luiz Fux divergiu.
(matéria em atualização)
