Ex-cúpula da PMDF começa a ser julgada por omissão no 8 de Janeiro

 

Fonte:


Sete oficiais respondem no plenário virtual do STF por crimes ligados aos ataques golpistas; julgamento vai até 5 de dezembro. Começa hoje o julgamento de sete ex-integrantes da cúpula da Polícia Militar do Distrito Federal acusados de omissão nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. O julgamento será realizado no plenário virtual da Primeira Turma do STF, a partir das 11 horas da manhã, e seguirá aberto até o dia 5 de dezembro.

Serão julgados sete policiais que ocupavam cargos de comando na PMDF no dia dos ataques: Fábio Augusto Vieira, então comandante-geral; Klépter Rosa Gonçalves, subcomandante-geral à época; Jorge Eduardo Naime Barreto, coronel; Paulo José Ferreira de Souza, coronel; Marcelo Casimiro Vasconcelos, coronel; Flávio Silvestre de Alencar, major; e Rafael Pereira Martins, tenente.

Eles respondem pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, deterioração de patrimônio tombado e violação de dever funcional, já que cabia a eles a responsabilidade pela segurança da capital federal.

A Procuradoria-Geral da República acusa a antiga cúpula da PMDF de ter se omitido deliberadamente no dia 8 de janeiro, mesmo diante de alertas prévios sobre o risco e a possibilidade de ataques às sedes dos Poderes em Brasília.

O julgamento, portanto, começa hoje às 11h no plenário virtual e permanece aberto até 5 de dezembro.