EUA bombardeiam alvos do Estado Islâmico no noroeste da Nigéria
Os Estados Unidos realizaram ataques aéreos contra militantes do Estado Islâmico no noroeste da Nigéria, segundo anúncio feito nesta quinta-feira (25) de Natal pelo presidente Donald Trump. Ele afirmou que o grupo vinha promovendo ataques contra cristãos na região.
Os bombardeios ocorreram no estado de Sokoto, com autorização do governo nigeriano. A área, assim como o estado vizinho de Borno, sofre há anos com violência sectária e atentados terroristas contra igrejas e mesquitas.
Em mensagem publicada no Truth Social, Trump declarou que ordenou uma “ação poderosa” contra o EI, em resposta ao que chamou de “massacre de cristãos inocentes”. O republicano disse ainda que o Departamento de Guerra conduziu “ataques precisos” e afirmou que os Estados Unidos não permitirão o avanço do terrorismo islâmico radical.
Leia a tradução completa do post de Trump:
“Esta noite, sob minha ordem como Comandante em Chefe, os Estados Unidos lançaram um ataque poderoso e mortal contra a escória terrorista do ISIS (Estado Islâmico) no Noroeste da Nigéria, que vem perseguindo e assassinando brutalmente, principalmente, cristãos inocentes, em níveis não vistos há muitos anos, ou até séculos! Eu já havia alertado esses terroristas de que, se não parassem com o massacre de cristãos, haveria um preço alto a pagar — e esta noite, houve. O Departamento de Guerra executou inúmeros ataques perfeitos, como só os Estados Unidos são capazes de fazer. Sob minha liderança, nosso país não permitirá que o terrorismo islâmico radical prospere. Que Deus abençoe nossas Forças Armadas e FELIZ NATAL a todos, incluindo os terroristas mortos — e serão muitos mais se o massacre de cristãos continuar.
DONALD J. TRUMP
PRESIDENTE DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA”
