Esquiador da equipe britânica nos Jogos Olímpicos de Inverno publica mensagem contra o ICE

 

Fonte:


Após episódios de brutalidade ocorridos durantes ações do Serviço de Imigração e Alfândega (ICE, na sigla em inglês) dos Estados Unidos, os protestos contra a atuação dos agentes têm se espalhado, inclusive além do país. No último domingo, críticas negativas sobre as operações, que já deixaram duas pessoas mortas e dezenas de presos durante protestos, foram feitas durante o Grammy. E a mobilização contra essa força chegou também aos esportes, mais precisamente nos Jogos Olímpicos de Inverno, em duas cidades da Itália, que começaram nesta sexta-feira.

'Fora ICE!': Bad Bunny critica perseguição a imigrantes ao receber Grammy de Álbum de Música Urbana

Mais de 10 dias detido: Menino de cinco anos detido pelo ICE nos EUA 'tem pesadelos e acorda chorando', diz pai

O esquiador da equipe britânica Gus Kenworthy usou ser perfil no Instagram para criticar as ações dessa força. No gelo, o atleta escreveu, com urina, "fuck ice". Tal reação e publicação ocorreram na última quarta-feira, pouco antes do evento mundial. Este ano as competições são realizadas nas cidades de Milão e Cortina d'Ampezzo, até o dia 22.

O atleta, de 34 anos, vai competir na modalidade de esqui estilo livre, na especialidade de halfpipe. O britânico-americano defende a equipe britânica, embora ainda resida nos Estados Unidos. Ele competiu pela equipe norte-americana entre 2014 e 2018.

Caça a imigrantes: Brasileiro proprietário de restaurante nos EUA é detido pelo ICE

Em sua publicação, Gus Kenworthy incentiva que as pessoas entrem em contatos com senadores, por meio de ligações telefônicas, para falar contra o ICE. Nesta semana foi a reta final da discussão sobre o financiamento, com garantias de recursos, para o Departamento de Segurança Interna (DHS, na sigla em inglês), em que tem o serviço de imigração sob seu guarda-chuva.

O esquiador da equipe britânica Gus Kenworthy faz postagem contra o ICE dias antes dos Jogos Olímpicos de Inverno, na Itália

Reprodução / Instagram / @guskenworthy

Para este contato com senadores, o atleta sugere um script, e num trecho diz:

"Pessoas inocentes foram assassinadas, e já chega. Não podemos ficar de braços cruzados enquanto o ICE continua a operar com poder irrestrito em nossas comunidades. Os senadores ainda têm influência neste momento, e (...) devem usá-la para exigir salvaguardas reais e responsabilização — incluindo a retirada do ICE e da CBP [Alfândega e Proteção de Fronteiras] de nossas comunidades, o fim do financiamento irrestrito para a brutalidade e o estabelecimento de limites claros para prisões sem mandado, perfilamento racial e aplicação da lei em locais sensíveis, como escolas e hospitais".

Initial plugin text

No dia seguinte à postagem, o atleta seguiu com uma série de fotos com a legenda "Meu último post foi sobre xixi, então achei apropriado dar sequência com um pequeno despejo (dump)… de fotos de janeiro. Sim, eu sou uma criança", num trocadilho com a situação e com o ritmo de postagem.

Jogos Olímpicos de Inverno: Governo italiano garante que agentes do ICE não vão fazer policiamento nas ruas

A crítica à foto e ao texto contra o ICE tiveram reações tanto de apoio por parte dos fãs do esporte, em que muitos agradeceram por ele se posicionar politicamente, e de forma negativa, alguns afirmando deixarem de o seguir no perfil da rede social, onde Gus Kenworthy tem mais de 1,2 milhão de seguidores.

O posicionamento do esquiador não será punido, uma vez que, ao ver do Comitê Olímpico Internacional (COI), não houve violação da Regra 50.2 da Carta Olímpica em que “nenhum tipo de manifestação ou propaganda política, religiosa ou racial é permitida em qualquer local, instalação ou outra área olímpica”. O órgão explicou ao jornal inglês The Guardian que não regulamenta publicações pessoais em redes sociais”.