Erro de comunicação entre serviços de segurança causa incidente com disparos perto do Palácio de Miraflores, em Caracas; veja vídeos
Uma falha de comunicação entre as autoridades venezuelanas provocaram comoção nas redes sociais na noite desta segunda-feira. Múltiplos disparos foram ouvidos na capital da Venezuela, Caracas, e registros dos eventos compartilhados por moradores na internet. O incidente, que ocorreu nas imediações do Palácio de Miraflores, sede do Executivo, foi provocado por drones de um órgão do governo que sobrevoavam a área e foram erroneamente identificados pelas forças de segurança de Miraflores como uma ameaça.
Análise: Comparecimento de Maduro a corte em Nova York paira sobre reunião do Conselho de Segurança da ONU com críticas aos EUA
Na ONU: Brasil condena intervenção militar dos EUA na Venezuela e alerta para riscos à ordem internacional
Fontes em Caracas confirmaram que pelo menos duas pessoas ficaram feridas por conta da situação e detalharam o ocorrido. Segundo as fontes ouvidas pelo GLOBO, o Corpo de Investigações Científicas, Criminais e Forenses (CICPC) lançou diversos drones no local sem o conhecimento do Palácio de Miraflores. Diante da alta tensão que o país enfrenta, pouco mais de dois dias após os ataques dos Estados Unidos à Venezuela, agentes que atuam na sede do Executivo reagiram imediatamente à presença dos dispositivos. Não se sabe ainda qual era o objetivo da operação com drones iniciada pelo CICPC.
Vídeos nas redes sociais registram disparos em Caracas
Relatos foram confirmados por diversas testemunhas contatadas pela AFP, mas os disparos cessaram após alguns minutos e a situação estava sob controle, de acordo com uma fonte próxima ao governo, que mencionou a presença de drones.
— Parecia que estavam ocorrendo explosões, e elas aconteciam com muita frequência — disse à AFP um morador que vive a cinco quarteirões de Miraflores. — A primeira coisa que me veio à mente foi verificar se havia aviões sobrevoando, mas não havia. Só vi duas luzes vermelhas no céu. Durou cerca de um minuto.
Initial plugin text
O Ministério das Comunicações ainda não respondeu aos telefonemas da AFP para confirmar o incidente.
Vídeos obtidos pela AFP mostram o palácio presidencial às escuras e o que parecem ser balas traçantes. Rajadas de tiros seguidas de explosões podem ser ouvidas nos registros. De acordo com as imagens, agentes policiais também foram vistos circulando perto de Miraflores.
O incidente ocorreu horas após Delcy Rodriguez, aliada do presidente Nicolás Maduro, capturado pelas Forças Especiais americanas no último sábado, tomar posse como presidente interina do país. Nas redes sociais, internautas chegaram a especular que a ação seria uma tentativa de golpe de Estado contra a nova líder do governo.
* Colaborou Janaína Figueiredo
(Com AFP)
