Enem de 2026 será usado para avaliar alunos do 3º ano e governo estuda provas fora do Brasil, diz ministro

 

Fonte:


O ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou neste domingo que o governo vai usar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2026 como substituto da prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) para os alunos do terceiro ano.

— O Enem de 2026 vai avaliar o ensino médio. A prova vai valer para avaliação do aluno do terceiro ano do ensino médio, a partir de 2026. O aluno para fazer a prova do Saeb e a prova do Enem às vezes ficava desmotivado. O Inep já fez todos os estudos, avaliou todos os padrões e vamos aplicar isso a partir de 2026 — disse.

Além disso, o Instituto Nacional de Estudo e Pesquisas Educacionais (Inep) irá estudar a possibilidade de aplicar as provas do Enem em países do Mercosul.

— Vamos avaliar a viabilidade de aplicar já em 2026 a prova do Enem nos países do Mercosul. Em português, para brasileiros e estrangeiros — disse. — (A prova pode ser aplicada em) Montevideo, Assunção e Buenos Aires.

O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é formado por um conjunto de avaliações externas em larga escala, realizadas periodicamente por meio da aplicação de testes cognitivos e questionários para etapas específicas da educação básica. Tem a finalidade de avaliar a qualidade da educação básica do país.

A prova do Saeb é aplicada hoje a cada dois anos. Camilo Santana afirma que a mudança é uma forma para dar mais eficiência às avaliações do ensino básico no Brasil.

— O Saeb vai continuar (para os outros anos), mas no terceiro ano vai ser o Enem — disse.