Enem 2025: saiba horários, divisão das provas e como checar o local

 

Fonte:


Mais de 4,8 milhões farão o exame neste domingo. Edição passa a permitir certificação do ensino médio. Mais de 4,8 milhões de candidatos vão fazer a prova do Enem neste domingo (09), em todo o país - com exceção de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, onde as provas vão ocorrer em 30 de novembro e 7 de dezembro devido à COP30.

A novidade este ano é que o Enem vai poder ser usado como certificado de conclusão do ensino médio. Para isso, é necessário alcançar a pontuação mínima em cada área do conhecimento (igual ou maior a 450 pontos), tirar pelo menos 500 na redação e ter completado 18 anos até a data da primeira prova.

📝 Como a prova será dividida?

Neste primeiro domingo de provas, vão ser 90 questões objetivas - dividas entre Linguagens e Ciências Humanas - e uma redação. No segundo domingo do Enem, dia 16 de novembro, são mais 90 questões: de Matemática e Ciências da Natureza.

⏰ Que horas abrem os portões? Até que horas vai a prova?

Nos dois dias de aplicação, os portões abrem ao meio-dia e fecham às 13h. A prova começa pontualmente às 13h30, pelo horário de Brasília.

Neste primeiro domingo, os candidatos têm até as 19h para realizar a prova, com total de 5 horas e 30 minutos de duração: um tempo maior devido à redação. Já no segundo domingo, a prova vai até as 18h30, em um máximo de 5 horas de duração.

A saída da sala é permitida a partir das 15h30, mas só é possível deixar a sala com o caderno em mãos faltando 30 minutos para o fim.

📍Como checar o local de prova?

Quem ainda não sabe onde vai fazer a prova, precisa acessar a "Página do Participante", no site do Inep, usando o login gov.br, com o CPF e a senha.

✍🏼O que devo levar?

No dia da prova, o candidato precisa levar:

RG ou um documento oficial com foto;

Caneta transparente com tinta na cor preta;

Cartão de confirmação de inscrição.

Também é recomendável levar um lanche em embalagem transparente e água também em garrafa que não tenha rótulo.

Dica dos professores

O professor de história do colégio Marista, em Brasília, Rafael Resende, dá a dica de que ao longo da prova os próprios textos apresentados já ajudam a fazer a redação.

"Claro que não se pode pegar trechos daqueles textos, mas ele pode chegar e trazer citações daquele conteúdo que a prova já vai trazer para ele. Ele pode utilizar textos que já vão auxiliar na construção também da sua resposta com as suas palavras", explica.

Em todo o país, houve reforço na segurança com aumento do efetivo de policiais e controle do trânsito ao redor dos locais de aplicação do Enem. A Polícia Federal também participa para evitar fraudes. Participam, ainda, equipes da Secretaria Nacional de Segurança Pública e do Ministério da Justiça.