Enem 2025: saiba como conferir suas notas e usar o Sisu para entrar na universidade
A espera acabou: as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 já podem ser consultadas na Página do Participante. Os resultados foram divulgados nesta sexta-feira (16) pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais AnÃsio Teixeira (Inep), muito aguardados pelos estudantes que fizeram as provas em novembro do ano passado.
Para entrar na Página do Participante e acessar as notas, é preciso usar o login gov.br, com CPF e senha do candidato. É possÃvel conferir tanto a nota da redação (que varia de zero a mil pontos) quanto a pontuação de cada uma das quatro áreas de conhecimento avaliadas: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias.
O tema da redação do Enem 2025 foi "Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira".
As notas dos treineiros, que são aqueles alunos que ainda não concluÃram o ensino médio e fizeram a prova apenas para testar seus conhecimentos e praticar para quando estiverem disputando para valer, devem ter suas notas divulgadas em até 60 dias.
Segundo dados do balanço da aplicação do exame, 4,8 milhões de inscritos participaram da edição de 2025, com 72% de presença nos dois dias de prova. O Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, permitindo aos participantes concorrer a vagas em universidades públicas e privadas, e até a financiamento e bolsas privadas.
Como usar a nota do Enem para entrar na universidade?
Para ingressar na universidade pública, o candidato deve usar o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), programa do Ministério da Educação (MEC) que seleciona estudantes de acordo com suas notas no Enem e considerando sistemas de cotas.
O Sisu começa na segunda-feira (19) e vai até a sexta (23).
Além do Sisu, o candidato também pode tentar uma bolsa de estudo em instituição particular pelo Programa Universidade para Todos (Prouni), no perÃodo de 26 a 29 de janeiro; ou acessar o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
