Enem 2025: professores indicam o que priorizar nas revisões de Matemática na reta final dos estudos
A poucas semanas da realização do Enem 2025 — que acontecerá nos dias 9 de novembro (com a aplicação das provas de Linguagens e Ciências Humanas, além da Redação) e 16 de novembro (com Matemática e Ciências da Natureza) —, os estudantes devem priorizar a revisão de temas recorrentes no exame, de acordo com professores e especialistas. Mas, afinal, quais são os assuntos de Matemática mais cobrados no Enem, ao analisar as últimas edições do exame?
Sistema complexo: Compreensão do sistema TRI no Enem 2025 é fator decisivo para bom desempenho na prova; entenda
Reta final: Canal especial do GLOBO reúne dicas de professores e alunos para o Enem 2025; saiba como acessar
Um levantamento realizado por professores ouvidos pelo GLOBO mostram que os temas mais frequentes de Matemática nas provas do Enem são os seguintes:
razão, proporção e regra de três;
porcentagem e juros compostos;
análise combinatória e probabilidade;
estatística;
geometria plana e espacial, com foco em área, volume, revolução de sólidos, planificações, projeções ortogonais e semelhança de triângulos;
trigonometria;
funções, especialmente afim, além de quadrática, exponencial e logarítmica;
leitura de gráficos e tabelas.
Galerias Relacionadas
Professor e coordenador de Matemática do Sistema Elite de Ensino, Wagner de Oliveira Araújo orienta os alunos a não tentar aprender novos conteúdos nesta reta final de estudos. O momento, segundo ele, é de "consolidar o básico e treinar a agilidade com questões reais de edições anteriores".
— Minha principal dica aos alunos é: "Façam o feijão com arroz com excelência! Tornem-se especialistas no básico primeiramente!" Ou seja, que eles acertem primeiro o que dominam e leiam com calma, porque, no Enem, quem entende o texto já está com a mão na vaga do curso que deseja — ressalta Wagner.
Initial plugin text
Especialistas reforçam que, a rigor, o Enem é uma prova de interpretação textual, inclusive quando os números estão em foco. É preciso, portanto, atenção redobrada aos enunciados. A melhor dica, então, é fazer o maior número de questões de edições antigas do exame.
— É indispensável que o estudante se familiarize com a linguagem típica do Enem. As questões de Matemática costumam ser contextualizadas no cotidiano, como contas de luz, descontos comerciais ou medições de terrenos, exigindo que o candidato traduza o texto em expressões matemáticas, destacando dados e unidades antes de montar as equações — destaca Fellipe Rossi, professor de Matemática, da escola SAP, no Rio de Janeiro. — Resolver provas anteriores é a melhor forma de se acostumar com esse estilo. Em geral, as dificuldades de interpretação vêm justamente da falta de prática e de familiaridade com o vocabulário matemático usado no exame.
Canal especial do GLOBO
Esse material é parte do Projeto Enem, canal digital que publica, semanalmente, conteúdos gratuitos com dicas e orientações para os alunos. A iniciativa é realizada pelo GLOBO com patrocínio do Elite e da plataforma Amplia.
Em reportagens especiais no site do GLOBO, professores, especialistas e pedagogos listam recomendações indispensáveis para a realização da prova, incluindo tópicos especificamente relacionados às disciplinas abordadas pelo exame. E mais. Nos dias da prova, após o encerramento do Enem, será possível acompanhar a correção de todas as questões, em transmissão ao vivo feita pelo GLOBO em parceria com educadores do Elite e da plataforma Amplia.
