Enem 2025: Inep anula três questões do exame; entenda

 

Fonte:


O órgão justificou que a medida foi tomada após identificar similaridades com itens divulgados online. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou, nesta terça-feira (18), a anulação de três itens do Enem 2025. A decisão foi tomada após a identificação de “similaridades pontuais” entre questões pré-testadas e conteúdos divulgados online. Nenhuma delas apareceu exatamente igual à versão aplicada no Exame deste ano.

Cinco dias antes da aplicação das provas de Matemática e de Ciências da Natureza, uma live no Youtube mostrou ao menos cinco questões quase iguais às que caíram na avaliação oficial - algumas, inclusive, com os mesmos números do Exame.

Em nota, o órgão reafirmou a isonomia, lisura e validade das provas do Enem 2025, após relatos de que questões semelhantes às aplicadas no exame teriam circulado nas redes sociais.

O Inep explicou que o exame utiliza a Teoria da Resposta ao Item (TRI), metodologia que exige a realização de pré-testes. Nesses testes, estudantes têm contato com questões que podem eventualmente compor futuras edições do Enem, o que explica a existência de itens semelhantes, mas não idênticos, aos da prova de 2025.

Leia a nota completa do Inep:

1 - O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) reafirma a isonomia, lisura e validade das provas do Enem 2025.

2 - Ao identificar relatos de antecipação de questões similares às do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, a equipe técnica que faz parte da comissão assessora responsável pela montagem das provas analisou as circunstâncias e decidiu, com base em informações sobre a montagem do teste, pela anulação de três itens aplicados na prova.

3 - O Enem utiliza a Teoria da Resposta ao Item (TRI) para apuração de seus resultados. A metodologia demanda que os itens sejam pré-testados. Os estudantes que participam de pré-testes têm contato com itens que podem vir a compor o Enem em alguma edição.

4 - Nenhuma questão foi apresentada tal qual na edição de 2025 do exame. Na divulgação observada nas redes sociais, foram identificadas similaridades pontuais entre os itens.

5 - A Polícia Federal foi acionada para apurar a conduta e autoria na divulgação das questões e garantir a responsabilização dos envolvidos por eventual quebra de confidencialidade ou ato de má-fé pela divulgação de questões sigilosas de forma indevida.

6 - O Inep promove diversas estratégias para calibrar as questões que compõe o Banco Nacional de Itens e podem ser usadas na elaboração das provas do Enem. Os processos envolvem rigorosos protocolos de segurança, que foram cumpridos em todas as etapas do exame.