Enem 2025: de charge a quadro medieval, quais são e o que significam as cinco imagens da prova de Ciências Humanas

 

Fonte:


O primeiro domingo do Enem 2025 trouxe cinco imagens na prova de Ciências Humanas que precisavam ser decifradas pelos candidatos para resolver as questões. O professor Pedro Lopes, supervisor de avaliações do SAS Educação, explica cada uma delas e o que era esperado que os estudantes interpretassem.

Bíblia, Fernanda Montenegro e Rita Lee: saiba o que caiu no Enem 2025

Redação do Enem: Censo apontou que Brasil envelhece rapidamente e população começará a encolher em 2042

Uma das questões, de geografia urbana, apresentava uma fotografia aérea da orla de Salvador.

— A prova questionava acerca do processo de verticalização urbana, era preciso identificar o processo que estava acontecendo ali na cidade — explica Lopes.

Orla de Salvador

Reprodução/Enem 2025

Outra pergunta trazia uma charge sobre o carro elétrico, problematizando o uso dessa tecnologia.

— Aquela charge apontava uma contradição na forma como aquela tecnologia alternativa tem sido utilizada — observa o professor.

Charge ilustra questão de prova

Reprodução/Enem 2025

Já na questão que tinha como ilustração o quadro "A Piazzetta e a biblioteca", do artista italiano Luca Carlevarijs, era uma pergunta de História, sobre a Europa no período de Idade Média para a Idade Moderna. "Ela abordava o papel de Veneza naquele contexto", diz Lopes.

A Piazzetta e a Biblioteca, quadro de Luca Carlevarijs

Reprodução/Enem 2025

Outra pergunta trazia uma tabela ilustrada e se tratava de uma questão de geografia agrária.

— O estudante precisava analisar o cenário e os dados apresentados e apontar um fator que contribuiu para a posição do Brasil nesse cenário de produção e exportação mundial de itens agrícolas — analisa o professor.

Tabela ilustrada sobre geografia agrária

Reprodução/Enem 2025

Por fim, a questão que tinha as imagens de satélite de queimadas, de temática ambiental, exigia que o candidato apontasse uma característica geográfica que explicasse a distribuição espacial dos focos de queimada.