Encantadora: macaca resgatada em Manaus posa para fotos ao chegar em Santuário em MG

 

Fonte:


Uma fêmea de macaco-aranha-de-cara-vermelha, resgatada em situação de cativeiro doméstico ilegal em Manaus, chegou nesta semana ao Santuário Onça Pintada, em Minas Gerais, onde foi recebida com sessão de fotos que encantou usuários do Instagram, em uma publicação que anunciava a chegada de Olga ao local.

Cão Orelha: além de pedir a internação de adolescente, polícia de SC indiciou três adultos; entenda por quê

Primatas raros: Zoo de BH recebe casal de sauim-de-coleira, espécie amazônica em risco extremo de extinção

A transferência faz parte de uma ação coordenada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e pelo Centro de Triagem de Animais Silvestres do Amazonas (Cetas-AM), com apoio do programa Avião Solidário da LATAM para garantir bem-estar e segurança no deslocamento.

Initial plugin text

A operação, executada no início de fevereiro, incluiu também o transporte de um sauim-de-coleira — espécie criticamente ameaçada de extinção — para o Centro de Primatologia do Rio de Janeiro. O animal havia sido encontrado em junho de 2025 gravemente ferido e abandonado em uma área do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), com lesões severas e indícios de choque elétrico, além de áreas do corpo necrosadas.

Sauim-de-coleira foi levado ao Rio de Janeiro

Ibama

Em razão da gravidade do quadro clínico, o sauim foi submetido a procedimento cirúrgico para a retirada do braço esquerdo e da cauda. Após meses de cuidados intensivos no Cetas-AM, avaliações técnicas indicaram que o primata não teria condições de sobreviver em ambiente natural, motivando sua transferência ao CPRJ, onde poderá contribuir para ações de conservação e manejo populacional.

O uso de transporte aéreo foi determinante para reduzir drasticamente o tempo de viagem e os riscos de estresse e agravamento de saúde que longos trajetos terrestres poderiam causar. Segundo a LATAM, 4,6 mil animais foram transportados em ações de conservação ao longo de 14 anos do projeto Avião Solidário.

'Rosto em formato de coração': Olga, resgatada em Manaus, é levada para Santuário Onça Pintada, em Minas Gerais

Reprodução | Instagram @santuariooncapintada

De acordo com o Ibama, além do bem-estar imediato dos animais, o objetivo da operação é fortalecer programas de conservação e manejo em instituições capacitadas, seja para eventual reintrodução na natureza no futuro, seja para reprodução e estudos em ambiente controlado, especialmente no caso do sauim-de-coleira, ameaçado de extinção.

Embora a espécie da macaca Olga lnão figure entre as mais ameaçadas, ela está listada na Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies da Fauna e da Flora Silvestres Ameaçadas de Extinção (CITES), o que reforça a necessidade de fiscalização e cuidados técnicos no manejo desses animais.

Nas redes, as fotos de Olga receberam comentários carinhosos dos usuários. "Muitoooooo linda!!!! Seja muito feliz aí nesse lugar iluminado", diz uma das mensagens. "Uaaaau! Linda! E esses olhos? Perfeição de Deus!", escreveu outra pessoa.

Initial plugin text