Enam 2025: candidatos à magistratura fazem prova neste domingo em todas as capitais
A Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) realiza neste domingo (26) a quarta edição do Exame Nacional da Magistratura (Enam). A prova, que acontece em todas as capitais brasileiras, habilita os bacharéis em Direito a prestarem concursos públicos para juiz. Espécie de "primeira fase nacional", o Enam é um exame unificado que serve como etapa obrigatória e prévia para quem quer ingressar na carreira de juiz.
Adaptação climática: Demandas de mais vulneráveis e diferenças regionais devem ser enfrentadas por polÃticas
Enem 2025: Inep libera consulta de locais de prova; saiba como ver
O exame será realizado das 13h à s 18h, segundo o horário de BrasÃlia. Na capital, a prova será aplicada no Campus Norte do Centro Universitário de BrasÃlia (CEUB), onde o diretor-geral da Enfam, o ministro Benedito Gonçalves, acompanhará a realização da avaliação.
— O Enam é um concurso único, em nÃvel Brasil, que vem para corrigir distorções, promover diversidade e dar igualdade de oportunidades a todos que têm interesse na carreira da magistratura — afirmou Gonçalves.
A prova tem caráter eliminatório, não classificatório. Para ser habilitado, o candidato precisa obter um total de acertos igual ou superior a 70% das questões. No caso de pessoas autodeclaradas negras, com deficiências ou indÃgenas, é necessário responder corretamente pelo menos 50% das perguntas.
Na edição atual, 28.245 candidatos tiveram a inscrição homologada. Quanto ao perfil social, 7.408 dos inscritos são pessoas negras, 1.848 pessoas com deficiência e 64 indÃgenas. Entre os estados, São Paulo, com 5.182 candidatos, Rio de Janeiro, com 3.120, e Distrito Federal, com 2.213, lideram em quantidade de pessoas aptas para realizarem o exame.
* Estagiária sob supervisão de Alfredo Mergulhão
