Em teste para governo Trump, Mamdani pode ser eleito prefeito de Nova York
O candidato tiktoker venceu as primárias democratas contra Andrew Cuomo Eleitores de Nova York, Nova Jersey, VirgÃnia e Califórnia irão à s urnas hoje para votar para prefeito e dois governadores nos Estados Unidos.
As eleições regionais são um teste para o governo de Donald Trump, que pode ver o Partido Democrata alavancar um movimento contra o republicano em Nova York.
Isso porque o candidato Zohran Mamdani é o favorito. Visto como socialista e de origem muçulmana, Mamdani vem desbancando um dos nomes mais tradicionais da polÃtica americana: o ex-democrata e agora sem partido Andrew Cuomo.
Fenômeno nas redes sociais, Mamdani recebeu o apoio de figuras como o senador de esquerda Bernie Sanders e a deputada federal Alexandria Ocasio-Cortez.
Com uma vitória sólida nas primárias contra Cuomo, o outsider vem ganhando destaque na mÃdia por trazer uma linguagem jovem e acessÃvel, além de confrontar o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Na mira do republicano, Trump afirmou que irá cortar verbas federais para a cidade caso os nova-iorquinos optem pelo democrata. Em sua rede social, a Truth Social, Trump disse que Mamdani é um comunista e que, se eleito, Nova York terá chance zero de sucesso sob sua administração.
Na publicação, o republicano ainda afirmou que irá apoiar a candidatura de Andrew Cuomo e desencorajou o voto no candidato de seu próprio partido ao posto: Curtis Sliwa.
"Se o candidato comunista Zohran Mamdani vencer a eleição para prefeito da cidade de Nova York, é altamente improvável que eu contribua com fundos federais, além do mÃnimo exigido, para minha amada cidade natal, porque, como comunista, esta cidade, que um dia foi grandiosa, tem ZERO chance de sucesso ou mesmo de sobrevivência!", escreveu.
Cuomo rejeitou o suporte de Trump e afirmou que o republicano está, na verdade, procurando se opor a Mamdani, e não o apoiar.
O polÃtico muçulmano rebateu as crÃticas do presidente americano e afirmou que ele busca um prefeito que atenda aos interesses de sua administração, e não aos da cidade.
Além de Nova York, os estados da VirgÃnia e de Nova Jersey escolherão seus governadores. As favoritas são duas deputadas federais centristas do Partido Democrata: Mikie Sherrill e Abigail Spanberger, que se destacaram na disputa.
