Em relatório à Aneel, Enel diz que apagão de dezembro atingiu 4,4 milhões de imóveis na Grande SP
A Enel comunicou a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) que no dia 10 de dezembro, durante um vendaval que atingiu a Grande São Paulo, 4,4 milhões de clientes ficaram sem luz. O número contrasta com os cerca de 2 milhões de imóveis que a empresa informou que chegaram a ficar no escuro na época.
A informação consta em um documento enviado para a Aneel no dia 19 de dezembro, segundo informações do g1. Por meio de nota, a Enel informa que o número de 2 milhões se refere ao pico de clientes sem luz de forma simultânea, enquanto os 4,4 milhões foi apurado em análise posterior e se refere ao total de clientes que experimentaram falta de luz ao longo de todo o dia 10 de dezembro.
Em toda a Grande São Paulo a empresa tem cerca de 8,5 milhões de consumidores. "Foram 12 horas seguidas de fortes ventos e, na medida em que a empresa reconectava clientes desligados, outros eram impactados sucessivamente com a força do vendaval", diz a empresa.
Segundo o g1, a Enel informou para a Aneel que durante a tarde do dia 10 parte do sistema de contagem de clientes ficou fora do ar, impactando o acompanhamento do número de desligamentos. Os dados também demonstram na madrugada do dia 11 de dezembro apenas 200 equipes com caminhões atuavam em toda a região metropolitana para restabelecer a luz. A Enel informa, em nota, que de ao longo de todo o dia 11 foram 1.768 equipes atuando na Grande São Paulo.
A empresa também afirma que os dados em questão são auditados pela Aneel. O GLOBO procurou a Aneel sobre as informações prestadas e aguarda retorno.
