Em Recife, mulher dá à luz em loja ao comprar enxoval do bebê; mãe e filho devem ter alta neste sábado

 

Fonte:


Uma simples ida às compras se transformou num momento de emoção e surpresa no Centro do Recife. Na manhã desta quinta, a dona de casa Pábada Regina Ferreira de Lima, de 28 anos e grávida de 38 semanas, entrou em trabalho de parto enquanto escolhia itens para o enxoval de seu quinto filho em uma loja de artigos infantis no bairro de Santo Antônio. A mãe e o bebê foram encaminhados à maternidade e passam bem. A alta está prevista para este sábado.

As câmeras de segurança da loja Amarelinha Baby & Kids registraram o instante em que Pábada, ao sentir dores, se apoiou nas funcionárias e, amparada por elas, se deitou no chão do corredor de prateleiras. Pouco mais de um minuto depois, a cabeça do bebê começou a aparecer, e as vendedoras rapidamente ajudaram no parto improvisado.

Segundo a vendedora Eduarda Biagi, 34, que testemunhou o parto, Pábada foi a primeira cliente da loja. Ao sentir as contrações, ela não conseguiu caminhar até uma poltrona e precisou ser assistida pelas funcionárias até a chegada do Samu. Nenhuma delas tinha experiência na área de saúde e o parto foi feito no "instinto".

— Todo mundo ali é mãe e se emocionou muito. A gente tentou solucionar tudo para que eles ficassem bem e fizemos um trabalho excelente. Uma segurou o bebê, outra cuidou da mãe, outra correu para chamar o atendimento e outras ficaram controlando a entrada de pessoas na loja até o resgate chegar, enquanto amparávamos mãe e bebê. É uma história linda e nunca vamos nos esquecer desse momento — contou Eduarda.

O recém-nascido, batizado de João Pedro, nasceu no local por volta das 9h20, com 3,360 quilos. Imediatamente, as funcionárias acionaram o serviço de emergência e a família da mãe. Uma equipe do Samu chegou ao local, cortou o cordão umbilical e encaminhou mãe e filho à Maternidade Professor Barros Lima, na Zona Norte da cidade, onde o bebê fez o teste da orelhinha, teste do coração e recebeu vacina BCG e Hepatite B, segundo nota enviada pela maternidade.

Surpresos e emocionados com o acontecimento, os proprietários da loja declararam que presentearão mãe e bebê com o enxoval completo, incluindo os itens que estavam sendo escolhidos por Pábada no momento do parto. O kit terá fraldas, carrinho e berço e será doado à mãe nos próximos dias.