Em primeiro discurso, novo ministro da Justiça diz que combate ao crime organizado será 'uma ação de Estado'
O novo ministro da Justiça, Wellington César Lima e Silva, afirmou no primeiro discurso que fez que a determinação do presidente Lula é que o combate ao crime organizado seja uma ação de Estado. Lula reuniu nesta quinta-feira ministros, o vice-presidente do STF, Alexandre de Moraes, e o procurador-geral da República, Paulo Gonet, para discutir ações conjuntas. O ministro explicou que por mais que as medidas do governo sejam efetivas no combate às facções criminosas, elas precisam de colaboração dos outros órgãos, como o Ministério Público e o poder Judiciário.
"Houve uma decisão do presidente da República, compartilhada por todos esses atores, de elevar ao status de ação do Estado o combate ao crime organizado.
De maneira que a relevância que o crime organizado assumiu nesse momento impõe, na percepção do presidente e de todos esses atores, a necessidade de uma atuação conjunta de todos os órgãos do Estado. De maneira que cada um dos órgãos de Estado, no âmbito das suas competências e atribuições, estarão empenhados em desenvolver uma ação articulada para combater o crime organizado."
Por isso, o ministro disse que é necessário que cada poder esteja em sintonia dentro dos limites constitucionais das suas atuações. Lima e Silva disse que o governo não consegue viabilizar ações de combate ao crime organizado sozinho, porque precisa do alcance desses outros órgãos para aumentar a efetividade.
O diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, falou sobre a importância de combater as organizações criminosas com o foco em desestruturar as facções.
"O enfrentamento da questão da descapitalização do crime organizado, enfrentar o poder econômico e enfrentar o andar de cima do crime organizado, com estratégia, com inteligência, com planejamento, para que a gente tenha os resultados efetivos e perenes de todas as nossas ações.
Então, o ministro, acho que hoje à tarde detalhará com mais vagar todas as ações e nós seguimos com essa pauta muito vigorosa do enfrentamento ao crime organizado. "
Wellington César Lima e Silva toma posse oficialmente na tarde desta quinta-feira, no Palácio do Planalto, em uma cerimônia fechada, ocasião em que deve ter o primeiro contato com o ex-ministro, Ricardo Lewandowski. Ele também vai se reunir com os secretários do MJ na tarde desta quinta.
