Em carta, Bolsonaro indica Flávio oficialmente como pré-candidato à Presidência em 2026
O ex-presidente Jair Bolsonaro passa bem e se prepara para uma cirurgia de correção de hérnia inguinal bilateral, marcada para as 9h desta quinta-feira (25), em um hospital particular de Brasília. A informação foi confirmada pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), que conversou com jornalistas após visitar o pai.
Segundo Flávio Bolsonaro, o ex-presidente está tranquilo, sem apresentar crise de soluço — sintoma que havia se manifestado em outros dias — e confiante para o procedimento cirúrgico. A cirurgia deve durar entre três e quatro horas, e a expectativa é que a equipe médica atualize o estado de saúde de Bolsonaro no início ou no meio da tarde.
Após a visita, o senador apresentou uma carta assinada por Jair Bolsonaro em que o ex-presidente confirma a indicação do próprio filho como pré-candidato à Presidência da República nas eleições de 2026. No documento, Bolsonaro afirma ser alvo de injustiças, diz que tem pagado um preço pessoal e político por suas ações e estende esse custo à família.
Carta assinada por Jair Bolsonaro.
Felipe Igreja/ CBN
A indicação já havia sido mencionada anteriormente por Flávio Bolsonaro, após uma visita ao pai na carceragem da Polícia Federal, mas a carta formaliza publicamente a escolha. A decisão ocorre em meio às discussões internas da direita sobre quem será o representante do campo político na próxima disputa presidencial, com expectativa, até então, de que Bolsonaro pudesse apoiar um nome fora da família.
Flávio Bolsonaro afirmou que a carta não altera sua condição política, mas destacou que, agora, aliados e interlocutores têm uma confirmação formal, ‘assinada de próprio punho’, pelo ex-presidente.
Após a cirurgia, Jair Bolsonaro deve permanecer internado entre cinco e sete dias para recuperação, segundo a previsão informada pelo senador.
