Em agendas pré-COP, Lula inicia semana visitando comunidades indígenas no Pará
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitará duas comunidades indígenas nesta segunda-feira em Belém (PA). Uma delas é a comunidades de Itacoã-Miri e a Escola Municipal de Educação no Campo São José. Lula deve ficar fora de Brasília até, pelo menos, 10 de novembro, em agendas pré-COP 30 no Pará.
No domingo, Lula esteve em Santarém quando conversou com o povo da Aldeia Vista Alegre, localizada na Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns. Depois, esteve na Comunidade de Jamaraquá. Durante essas visitas, Lula afirmou que a demarcação territorial de terras indígenas não "depende só do presidente da República".
Lula se justificou sobre a demora na demarcação para a demarcação e reconheceu que "tem muita coisa para fazer", mas que não há ninguém que tenha feito mais reservas no país do que ele.
— A demarcação territorial é uma coisa que não depende só do presidente da república. Isso passa pelo Ministério da Justiça, passa pelos antropólogos, passa pelo não sei de quantas. Depois vai para a FUNAI e depois vem para mim. Mas a hora que chegar a mim veja, eu sei que a gente tem muita coisa para fazer. Mas o que me dá orgulho é que não tem ninguém que já tenha demarcado mais terra indígena do que nós. E não tem ninguém que tenha feito mais reserva do que nós — disse Lula.
O presidente viajou neste sábado a Belém, quando participou da inauguração de obras no Porto de Outeiro e de ampliação e modernização do Aeroporto Internacional de Belém.
