Eliminado pelo Flamengo, Racing pode ficar de fora da Libertadores de 2026; entenda cenário

 

Fonte:


O Flamengo eliminou o Racing ontem na semifinal da Libertadores e encerrou o sonho do time argentino de retornar à decisão da competição após 58 anos. Além disso, a derrota para o rubro-negro deixou a equipe de Avellaneda em uma situação preocupante para 2026, podendo ficar de fora do torneio da Conmebol.

O Racing está fora da zona de classificação à Libertadores na tabela anual do Campeonato Argentino, e a única alternativa para garantir presença no torneio é conquistar o título do Torneio Clausura.

Conforme o regulamento da Conmebol, a Argentina terá cinco vagas diretas e uma para a fase preliminar da próxima Libertadores. Três delas vão para os campeões nacionais — Apertura, Clausura e Copa Argentina — e duas para os clubes mais bem colocados na tabela anual. O terceiro colocado nesse ranking disputará a repescagem.

Com o Platense já classificado ao vencer o Torneio Apertura e o Rosario Central garantido pela pontuação acumulada, restam poucas vagas abertas. Argentinos Juniors e Independiente Rivadavia decidem, no dia 5 de novembro, a Copa Argentina. Assim, restam três vagas em aberto — duas diretas e uma para a pré-libertadores.

Atualmente, a equipe de Avellaneda ocupa o sexto lugar na tabela anual, com 46 pontos — sete atrás do Boca Juniors e seis do River Plate, segundo e terceiro colocado, respectivamente. Além disso, está abaixo de Argentinos Juniors e Deportivo Riestra, ambos com 51.

Com somente três rodadas restantes, o cenário é matematicamente possível, mas improvável, já que Boca e River não podem vencer mais nenhum jogo até o fim da competição. Os times, inclusive, ainda se enfrentam no Superclássico na penúltima rodada.

A situação deixa o Torneio Clausura como a última esperança para a equipe de Avellaneda. O Racing está em nono lugar no Grupo A, com 18 pontos, fora da zona de classificação para os playoffs. Ainda assim, a diferença para o líder é de somente três pontos, mantendo viva a possibilidade de avançar para o mata-mata.

O Racing enfrenta Central Córdoba, Defensa y Justicia e Newell’s old Boys nas últimas três rodadas do Campeonato Argentino.

Caso avance ao mata-mata, o time precisará passar por quatro fases para conquistar o título. As oitavas, quartas e semifinais serão disputadas no estádio das equipes com melhor campanha na fase regular, e a grande decisão acontecerá em campo neutro, no dia 14 de dezembro.