Elenco do Barcelona se irrita com preparador físico após série de lesões na temporada
O elenco do Barcelona está irritado com a preparação física do clube, principalmente após a série de lesões sofridas nesta temporada. Segundo o site inglês The Athletic, os jogadores demonstram incômodo com a metodologia adotada por Julio Tous, responsável pelo setor, e, inclusive, já fizeram uma reclamação formal.
De acordo com a reportagem do site inglês, alguns episódios abalaram a confiança no trabalho de Tous ao longo dos últimos meses. O caso do atacante Raphinha, por exemplo, é o mais emblemático. O jogador sofreu duas recaídas na lesão da coxa durante o processo de recuperação porque recebeu uma carga de trabalho excessiva nos treinos muito cedo.
Raphinha voltou de lesão contra o Athletic Bilbao
Adrian DENNIS / AFP
Outro caso que gerou forte repercussão interna foi o de Alejandro Balde. O lateral teria machucado o tendão da coxa por conta da execução incorreta de um exercício na academia, atribuído à supervisão inadequada da equipe de preparação física.
O acúmulo de contratempos provocou desgaste imediato no vestiário. Em tratamento de uma pubalgia, Lamine Yamal decidiu buscar profissionais externos para conduzir parte da sua recuperação. O jovem atacante, inclusive, foi um dos líderes do movimento que decidiu reclamar sobre os exercícios de readaptação desta temporada.
Ainda conforme o portal, as reclamações se tornaram tão frequentes que a comissão técnica de Hansi Flick decidiu rever todos os protocolos. Julio Tous perdeu autonomia, e o Barcelona retomou o modelo de preparação adotado na primeira temporada de Flick, deixando de lado o plano implementado pelo preparador.
Julio Tous, preparador físico do Barcelona
Divulgação/Barcelona
Com isso, a equipe de preparadores físicos de Tous mantém as mesmas responsabilidades da temporada anterior, com maior foco na preparação física diária do time.
Embora o clube não espere promover mudanças estruturais ainda nesta temporada, há a expectativa de uma reformulação do departamento em junho do próximo ano.
