'Ela quer nos fazer de otários, é uma enrolação', diz Tarcísio sobre proposta da Enel para enterrar fios em SP

 

Fonte:


O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicamos), voltou a dizer que quer “varrer a Enel” de São Paulo e chamou de “enrolação” a sinalização da empresa de enterrar a fiação elétrica em uma estratégica compartilhada com o poder público.

— A empresa perdeu a credibilidade, ela não tem mais a questão reputacional. Ela quer nos fazer de otários, que nos enganar, que foi o que ela fez com a gente até agora. Ela está jogando com o regulamento, está doida para ter uma prorrogação do contrato porque é uma empresa geradora de muito caixa, a receita é gigantesca e eles não fazem nada do que deveriam — falou durante entrega de 188 casas da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) em Ferraz de Vasconcelos, na Grande São Paulo.

Segundo Tarcísio, o processo de caducidade deve ocorrer “enquanto a empresa negocia uma eventual troca de controle acionário”. Apesar da quebra de contrato ser algo absolutamente incomum em concessões de distribuição de energia elétrica, a troca de controle acionário já ocorreu no Amazonas, por exemplo, em 2024, quando a Âmbar Energia assumiu a Amazonas Energia.

Até o momento, porém, a Enel não sinalizou que pretende abrir mão da concessão nem vender sua operação para outra companhia. Outra possibilidade aventada por Tarcísio seria a divisão da área de concessão, que hoje agrega 24 municípios da Região Metropolitana de São Paulo, com mais de 8 milhões de clientes.