
"Efeito Tera" provoca fila de espera e impulsiona vendas de Nivus e T-Cross

O “Efeito Tera”, que já foi responsável por derrubar os preços de carros de marcas rivais da Volkswagen, incluindo o de um dos carros elétricos mais vendidos do Brasil, acabou, por tabela, alavancando as vendas de dois outros carros da marca: Nivus e T-Cross. 5 motivos que explicam o porquê de o Tera ser considerado novo "fenômeno" Quais são os 5 SUVs mais baratos do Brasil em 2025? Os “primos” do recém-lançado SUV compacto acabaram se tornando uma espécie de “plano B” para o consumidor que, embora pretenda comprar o Tera, não parece disposto a aguardar por até 3 meses para levar a novidade para a garagem. De acordo com a colunista Paula Gama, do Uol, a Volkswagen não tem dado conta de produzir o Tera de acordo com a demanda, já que a planta de Taubaté também é responsável pela produção do Polo, e o hatch “bombou” nas vendas desde o lançamento do Programa Carro Sustentável. -Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.- Assim, quem não está disposto a enfrentar a longa fila de espera tem optado por migrar para dois SUVs que estão com as produções regularizadas e sem atraso na entrega: o Nivus e o T-Cross. Muita gente tem dado as costas para o Tera por conta da fila de espera (Imagem: Paulo Amaral/Canaltech) Nivus e T-Cross “bombam” com Efeito Tera Em números, o crescimento nas vendas do Nivus e do T-Cross é evidente. O primeiro saltou 22% de junho para julho, enquanto o segundo ampliou a folga na liderança do segmento, emplacando 9.022 unidades no último mês. O Tera, por sua vez, embora tenha recebido 12 mil pedidos em apenas 50 minutos após o anúncio da abertura das vendas, emplacou de fato somente 2.555 unidades em junho e outras 3.244 em julho, número bem aquém do projetado pela marca. De qualquer forma, o que fica de positivo para a Volkswagen é que a marca cresceu 11,6% de um mês para o outro, alcançando 35.927 carros vendidos. O número pode ficar ainda maior se a montadora conseguir, enfim, equalizar o gargalo nas entregas do Tera e suprir a demanda pelo candidato a ícone. Nivus cresceu mais de 20% em julho e se tornou opção para quem não quer esperar pelo Tera (Imagem: Divulgação/Volkswagen) Enquanto isso, os “veteranos” Nivus e T-Cross seguem como excelentes opções para quem não quer esperar pela novidade. Os preços do Nivus partem de R$ 119,9 mil e chegam a R$ 163,2 mil, enquanto o portfólio do T-Cross flutua entre R$ 119,9 mil e R$ 191,9 mil. Ambos são mais caros que o Tera, que gira entre R$ 105,8 mil e R$ 148,8 mil. Leia também: 5 carros para fugir do popular com preços até R$ 50 mil Quer um carro automático por R$ 45 mil? Esses 3 são ótimos Vìdeo: Como funcionam os novos radares de São Paulo e Curitiba? Leia a matéria no Canaltech.