Eduardo Bolsonaro defende fuga de condenados e diz que 'vale a pena lutar pela liberdade'
O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) afirmou à CNN Brasil neste sábado (22) que é favorável à fuga dos condenados na ação penal da trama golpista, incluindo o deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ). Segundo ele, “vale a pena lutar pela liberdade”, já que as decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) seriam “injustas”.
Bolsonaro preso: Entenda como funciona uma tornozeleira eletrônica e os diferentes tipos de alerta emitidos pelo equipamento
Goiás: Ronaldo Caiado sofre arritmia cardíaca e ficará internado para realização de procedimento cirúrgico
— É justo todas as pessoas do 8 de Janeiro, o deputado Alexandre Ramagem (se for realmente essa a intenção dele ao ir para os Estados Unidos), fugirem de uma pena injusta. Quando um bandido comete um crime e vai para a cadeia, isso é como se fosse um acidente de trabalho, ele sabe que estava incorrendo naquele risco. Outra coisa é a cabeça de alguém que não cometeu crime algum — disse Eduardo.
O parlamentar afirmou ainda que o STF estaria tentando “controlar as eleições de 2026”.
— Ainda que não seja o cenário ideal, porque demonstra que já não há mais democracia ou esperança de justiça vinda da Suprema Corte, eu acho que sim, vale a pena você lutar pela sua liberdade — disse.
As declarações ocorreram no mesmo dia em que o ex-presidente Jair Bolsonaro foi preso preventivamente por determinação do ministro Alexandre de Moraes. Ele foi levado para a Superintendência da Polícia Federal em Brasília após a Justiça entender que havia risco concreto de fuga e após Bolsonaro admitir ter usado um ferro de solda para tentar romper a tornozeleira eletrônica, medida cautelar imposta pelo STF.
Na manifestação em que pediu ao STF a prisão preventiva de Jair Bolsonaro, a Polícia Federal mencionou que o deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ) teria fugido do país "com a finalidade de se furtar à aplicação da lei penal".
Ramagem foi condenado pelo STF em setembro, a 16 anos e um mês de prisão, no âmbito da ação penal da trama golpista. O parlamentar, que está licenciado do cargo para realizar um tratamento de saúde, está em Miami. A saída do país não foi avisada às autoridades. A PF apura se Ramagem atravessou a fronteira de carro a partir de Boa Vista, em Roraima, e se, do exterior, deslocou-se para os Estados Unidos.
A PF citou "informações que o condenado na mesma ação penal, Alexandre Rodrigues Ramagem, evadiu-se do país com a finalidade de se furtar a aplicação da lei penal, estando atualmente na cidade de Miami, nos Estados Unidos".
Na decisão em que decreta a prisão preventiva de Bolsonaro, Moraes afirma que Ramagem e os deputados Eduardo Bolsonaro e Carla Zambelli (PL-SP) "também se valeram da estratégia de evasão do território nacional, com objetivo de se furtar à aplicação da lei penal".
Eduardo vive nos Estados Unidos em autoexílio, de onde faz lobby junto ao governo americano para obter sanções americanas contra autoridades brasileiras. Já Zambelli está detida na Itália e aguarda extradição para o Brasil.
