Duas pessoas morrem, e oito ficam feridas, em ataque a tiros na Universidade Brown, nos EUA
Duas pessoas morreram, e outras oito ficaram feridas, após serem baleadas durante um ataque no campus da Universidade Brown em Providence, Rhode Island, nos Estados Unidos, neste sábado, informaram as autoridades de segurança pública locais.
Derek Silva, chefe do Corpo de Bombeiros de Providence, afirmou que oito pessoas foram levadas ao hospital em estado crítico, porém estável. As duas vítimas feridas fatalmente foram encontradas mortas no local, segundo ele.
Não está claro quantas delas eram estudantes. Rodney Chatman, chefe da polícia da Universidade Brown, descreveu a investigação do tiroteio como “uma situação muito dinâmica”, que continuava a evoluir.
O subchefe O’Hara afirmou que não estava claro como o suspeito havia entrado no prédio, mas que ele saiu pelo lado da Hope Street. Ele disse que as autoridades estavam “utilizando todos os recursos possíveis para encontrar esse suspeito”, descrito como um homem vestido de preto.
As autoridades informaram que nenhuma arma havia sido recuperada e que não sabiam que tipo foi utilizado.
O prefeito de Providence, Brett Smiley, afirmou que moradores que vivem perto do campus da Universidade Brown também estavam sendo orientados a permanecer em abrigo, assim como estudantes e funcionários da instituição.
— Este é um momento assustador, eu sei — disse durante coletiva de imprensa.
A universidade permaneceu em lockdown no fim da tarde depois que um alerta enviado pouco depois das 16h15 (18h15 no horário de Brasília) avisou estudantes e funcionários sobre um atirador em atividade perto de um prédio de engenharia e os orientou a trancar as portas, silenciar os celulares e se esconder até novo aviso.
Um segundo alerta da universidade, pouco antes das 17h (19h no horário de Brasília), informou que um suspeito havia sido detido, mas a instituição voltou atrás mais tarde e disse que ninguém havia sido apreendido. A universidade continuou a orientar as pessoas no campus a permanecerem abrigadas. Nenhuma informação sobre possíveis vítimas foi divulgada.
“Como último recurso, tome medidas para se proteger”, escreveu a universidade em seu alerta inicial no fim da tarde de sábado.
O Departamento de Polícia de Providence pediu aos moradores que evitassem a Hope Street, perto da Universidade Brown, devido a uma resposta de emergência “intensa”, segundo uma publicação nas redes sociais. Dezenas de ambulâncias puderam ser vistas alinhadas na Thayer Street e na Angell Street, que cortam o campus.
O presidente americano, Donald Trump, afirmou nas redes sociais que havia sido informado sobre o ataque, e que o FBI estava no local. “Deus abençoe as vítimas e as famílias das vítimas!”, escreveu. O governador de Rhode Island, Dan McKee, disse que as forças de segurança estaduais e as autoridades de gestão de emergências também estavam atuando na ocorrência.
