Jornalista há 25 anos, Augusto Diniz foi produtor musical e escreve sobre música desde 2014. O sanfoneiro morreu neste domingo 25, aos 72 anos
Referência na sanfona no País, Oswaldinho do Acordeon morreu neste domingo 25, aos 72 anos. Filho do cantor, compositor e acordeonista baiano Pedro Sertanejo, Oswaldinho ganhou uma sanfona do pai ainda criança. Ao se mudar para São Paulo, aos 12 anos, iniciou sua carreira fonográfica com o lançamento de um compacto.
Já o primeiro álbum foi lançado em 1972, sob o título Evolução. Por influência do pai, aproximou-se de sanfoneiros históricos, como Dominguinhos e Sivuca — com os quais, inclusive, lançou o álbum Cada um Belisca um Pouco (2004), trabalho indicado ao Grammy Latino.
Oswaldinho também conviveu intensamente com Luiz Gonzaga. O Rei do Baião tornou-se sua principal referência, e Oswaldinho, seu discípulo, chegou a acompanhar Gonzagão em apresentações ao vivo.
Ao longo da trajetória, também gravou com outros grandes nomes da música brasileira, como Milton Nascimento, Elba Ramalho e Ney Matogrosso. Sua discografia destaca-se por transcender as fronteiras do forró, passeando da música clássica ao choro em registros fonográficos.
Virtuoso, extraía de seu acordeom sonoridades do blues e do jazz. Graças à sua técnica e à sua versatilidade, abriu portas em festivais e palcos internacionais, dividindo parcerias com expoentes estrangeiros como Paul Simon e Didier Lockwood.
Entre seus álbuns mais expressivos, que comprovam sua facilidade de transitar por diversos gêneros, estão Forró in Concert (1981), Oswaldinho (1987) e Asa Branca Blues (2002). O disco inteiramente autoral Oswaldinho (1975) consolidou o reconhecimento do artista e impulsionou definitivamente sua carreira.
Mestre de gerações, Oswaldinho do Acordeon deixou seguidores na música, entre eles o jovem acordeonista Pablo Moura. Nas redes sociais, Moura relatou ter sido tratado como um filho pelo instrumentista e relembrou um ensinamento marcante do mestre: “Não adianta você ser talentoso se não for um bom ser humano”.
Augusto Diniz Jornalista há 25 anos, com passagem em diversas editorias. Foi produtor musical e escreve sobre música desde 2014.
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não.
O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo. O combate à desigualdade nos importa.
A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome.
Importa o apego à verdade factual e a honestidade. Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos.
Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta. Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando.
Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Carta Capital