'Desarmamento não está em discussão', afirma liderança do Hamas sobre condição defendida por Trump em plano de paz para Gaza
O desarmamento do Hamas, conforme previsto no plano de paz para Gaza do presidente americano Donald Trump, está "fora de discussão", disse um líder do grupo terrorista Hamas à Agence France-Presse (AFP) neste sábado (11).
"A proposta de entregar as armas está fora de discussão e não é negociável", disse o alto funcionário sob condição de anonimato.
Donald Trump havia afirmado que o desarmamento do Hamas seria abordado na segunda fase do plano de paz.
Na sexta-feira (10), o premiê israelense, Benjamin Netanyahu, afirmou que suas tropas permanecerão em Gaza para fazer pressão no Hamas. O Exército disse estar pronto para retornar ao combate se necessário e "continuarão eliminando qualquer ameaça imediata", sem dar mais detalhes do que isso quer dizer.
“Estamos cercando o Hamas. Nós o envolvemos completamente, antes das próximas etapas do plano, nas quais o Hamas será desarmado e Gaza será desmilitarizada. Se isso puder ser alcançado pela maneira fácil, muito bem. Se não, será alcançado pela maneira difícil”, disse Netanyahu em pronunciamento.
