Democratas publicam fotos de Epstein com Trump, Clinton e Woody Allen

 

Fonte:


Os legisladores democratas publicaram, nesta sexta-feira (12), uma nova série de fotos propriedade do criminoso sexual condenado Jeffrey Epstein, que incluía imagens do ex-presidente Bill Clinton e do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Outras figuras de destaque que aparecem nas fotos são o ex-secretário de Trump Steve Bannon; o ex-secretário do Tesouro de Clinton, Larry Summers; o diretor de cinema Woody Allen e o ex-expríncipe britânico agora conhecido como Andrew Mountbatten-Windsor. Além disso, também aparecem Bill Gates, da Microsoft, e Richard Branson, do Grupo Virgin.

Saiba mais: UE congela ativos russos e mira empréstimo bilionário para a Ucrânia; Moscou abre processo e exige compensação

A relação de Epstein com as pessoas que aparecem nas fotos já era conhecida e as imagens, sem datas, não parecem mostrar nenhuma conduta ilegal.

"Imagens inquietantes"

No entanto, os democratas do Comitê de Supervisão da Câmara de Representantes afirmaram que "estas imagens inquietantes plantam ainda mais perguntas sobre Epstein e suas relações com alguns dos homens mais poderosos do mundo".

Trump disse aos jornalistas do Salão Oval nesta sexta-feira que não tinham visto as fotos e declarou que sua publicação "não é grande coisa".

— Todo o mundo conheceu este homem, ele estava por todas as partes em Palm Beach — disse Trump, referindo-se à comunidade da Flórida onde se encontra seu resort Mar-a-Lago.

— Há centenas e centenas de pessoas que têm fotos com ele. Assim, não é grande coisa (...) Não sei nada a respeito — acrescentou Trump.

Mais cedo, a Casa Blanca acusou os democratas de publicar fotos "selecionadas" de propriedade de Epstein "para tentar criar uma narrativa falsa".

Leia mais: Irã prende ativista Narges Mohammadi, vencedora do Prêmio Nobel da Paz de 2023

— O engajamento democrata contra o presidente Trump foi desmentido repetidamente — disse Abigail Jackson, porta-voz da Casa Blanca.

Entre as fotos publicadas nos próximos dias também há imagens de jogos sexuais e um romance "preservativo Trump", com a imagem de seu rosto e a frase "Sou ENORME".

Trump, Clinton e Epstein

Há três fotos de Trump entre as 19 publicadas nos últimos dias. Em uma delas, aparece junto a seis mulheres que levam o que parecem ser colares tradicionais havaianos ao redor do pescoço. Seus rostos foram pixelados.

Foto sem data, proveniente da coleção pessoal de Jeffrey Epstein e fornecida pelos democratas do Comitê de Supervisão da Câmara em 12 de dezembro de 2025, mostra o presidente dos EUA, Donald Trump (à esquerda), ladeado por Epstein (ao centro), conversando com uma mulher desconhecida.

AFP / COMITÊ DE SUPERVISÃO DA CÂMARA DOS DEMOCRATAS / DIVULGAÇÃO

Além disso, vemos Trump conversando com uma mulher loira e Epstein no fundo. Na terceira, Trump aparece sentado ao lado de uma mulher loira cujo rostro foi ocultado.

O ex-presidente Clinton aparece numa foto com Epstein e Ghislaine Maxwell, a cúmplice que cumpriu uma condenação de 20 anos de prisão por tráfico sexual de menores e outros delitos. Também há outras pessoas não identificadas.

Foto sem data, da coleção pessoal de Jeffrey Epstein, fornecida pelos democratas do Comitê de Supervisão da Câmara em 12 de dezembro de 2025, mostra o ex-presidente Bill Clinton (C) posando com Epstein (D) e Ghislaine Maxwell (D).

AFP / COMITÊ DE SUPERVISÃO DA CÂMARA DOS DEMOCRATAS / DIVULGAÇÃO

Epstein, um investidor de sucesso, era amigo de pessoas ricas e poderosas, a quem convidava com frequência para sua luxuosa casa no Caribe.

Em 2008, ele foi condenado por crimes sexuais, incluindo solicitação de prostituição para um menor.

Cumpriu cerca de um ano de prisão em condições incomumente brandas. Depois, evitou acusações mais graves até 2019, quando foi detido e acusado de tráfico sexual de menores

Ele morreu sob custódia em prisão preventiva em Nova York no mesmo ano. Sua morte foi declarada como suicídio.

O Congresso ordenou ao Departamento de Justiça que publique, antes de 19 de dezembro, seus arquivos sobre a extensa investigação de Epstein