Demitido, Xabi Alonso se despede do Real Madrid: 'Não correu como gostaríamos'

 

Fonte:


Demitido depois do vice da Supercopa da Espanha, o técnico Xabi Alonso se despediu oficialmente do Real Madrid. Em um post nas redes sociais, o treinador espanhol afirmou que treinar o clube merengue foi uma grande responsabilidade, mas reconheceu que a etapa profissional não correu como ele gostaria.

"Esta etapa profissional chegou ao fim, e não correu como gostaríamos. Treinar o Real Madrid foi uma honra e uma responsabilidade. Agradeço ao clube, aos jogadores e, acima de tudo, aos torcedores e aos fãs do Real Madrid pela confiança e apoio. Saio com respeito, gratidão e orgulho por ter dado o meu melhor.", escreveu Xabi Alonso.

Initial plugin text

A derrota para o Barcelona na final da Supercopa da Espanha, no último domingo, em Jidá, na Arábia Saudita, foi a pá de cal na breve e turbulenta passagem de Xabi Alonso como treinador do Real Madrid. Ontem, o clube anunciou que, em comum acordo, o ex-meia deixou o comando, junto com sua comissão técnica.

Ele será substituído por outro ex-jogador merengue, Álvaro Arbeloa, que era treinador do Castilla, o time B do Real Madrid, desde junho de 2025 e trabalha na base do clube desde 2021.

“Xabi Alonso sempre terá o carinho e a admiração de todo o madridismo, pois é uma lenda do Real Madrid e representou, em todos os momentos, os valores do nosso clube. O Real Madrid sempre será sua casa”, escreveu o clube.

Xabi foi contratado em maio do ano passado para substituir Carlo Ancelotti, que não renovou com o Real para assumir a seleção brasileira. O espanhol deixou o cargo após apenas 34 partidas, com 24 vitórias, quatro empates e seis derrotas. Um aproveitamento de 74,5%. Porém, nenhum título. No Campeonato Espanhol, o time está na segunda colocação, quatro pontos atrás do Barcelona. Na Champions League, é sétimo colocado.

O ex-meia chegou depois de um trabalho histórico no Bayer Leverkusen, onde conquistou um título inédito para o clube — e de forma invicta. No Madrid, porém, Xabi Alonso encontrou dificuldades para implementar seu estilo de jogo e viu suas decisões serem questionadas pela torcida e pela imprensa.

A gestão do elenco também se tornou um problema. Um dos principais jogadores com quem não teve boa relação foi o brasileiro Vinicius Junior, que em diversas ocasiões deixou claro seu descontentamento por ter sido substituído com frequência.