Delcy Rodríguez presta juramento no Parlamento como presidente interina da Venezuela

 

Fonte:


Delcy Rodríguez foi empossada nesta segunda-feira como presidente interina da Venezuela, diante da ausência de Nicolás Maduro, que foi capturado junto com a esposa pelos Estados Unidos em uma operação militar no último sábado. Rodríguez era a vice-presidente de Maduro e a primeira na linha de sucessão. A Suprema Corte venezuelana lhe ordenou que assumisse o cargo por 90 dias, prorrogáveis.

Initial plugin text

— Venho com dor pelo sequestro de dois heróis que temos como reféns nos Estados Unidos — disse Rodríguez em seu juramento. — Venho também com honra jurar em nome de todos os venezuelanos.

Ao assumir o poder como presidente interina, Rodríguez não dá seguimento à sucessão presidencial em si, de vice-presidente para chefe de Estado oficialmente. Isso significa que a líder chavista, aliada de Maduro, ocupa o cargo de forma transitória até que o presidente regresse ao poder. Especialistas jurídicos ressaltam que esse movimento faz parte da estratégia legal para que Maduro possa alegar no tribunal americano que é chefe de Estado de um país, portanto, imune às acusações da Justiça dos EUA.