Delcy Rodríguez diz que Venezuela não é governada por 'agentes externos'

 

Fonte:


A presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, afirmou nesta terça-feira (6) que nenhum "agente externo" governa o país após a captura de Nicolás Maduro em uma operação militar dos Estados Unidos no fim de semana. E que quem está a frente do país, é o próprio governo venezuelano.

Em discurso, ela disse que a Venezuela está em um "caminho doloroso" por causa da "agressão que sofreu, sem precedentes em nossa história". E afirmou que mulheres estão marchando nas ruas do país, pedindo paz e a libertação de Maduro e a esposa dele, Cilia Flores.

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, já afirmou que o governo considera Rodríguez mais pragmático do que o ex-presidente Nicolás Maduro e alguém com quem os americanos podem trabalhar.

Rodríguez condenou a operação que levou à prisão de Maduro e a esposa dele, mas também adotou um tom mais ameno ao pedir "cooperação" com os Estados Unidos em discurso no domingo (4).

Delcy Rodríguez tomou posse nesta segunda-feira (5), em Caracas, como presidente interina. Durante a cerimônia, em que fez o juramento para tomar posse, a chavista declarou lealdade a Maduro.

A política encerrou a agenda oficial com uma visita ao túmulo de Hugo Chávez logo após assumir o cargo. Ela depositou flores, afirmando estar comprometida com a livre determinação da Venezuela.

A Suprema Corte, controlada pelos chavistas, ordenou que Delcy Rodríguez assumisse o cargo por 90 dias - prazo que poderá ser estendido pela Assembleia Nacional.