De série B a destaque na Inglaterra: Quem é Igor Thiago, brasileiro com mais gols em uma edição de Premier League

 

Fonte:


Longe dos seis grandes da Premiere League, mas fazendo história, o atacante Igor Thiago balançou as redes duas vezes na vitória por 3 a 0 do Brentford sobre o Sunderland, pela 21ª rodada, nesta quarta-feira, e chegou ao 16º gol na temporada. É o recorde de qualquer brasileiro na competição. O atacante que iniciou a carreira na série B do Brasileirão, pelo Cruzeiro, chegou ao modesto clube londrino e desbancou o recorde de 15 gols de Matheus Cunha (Manchester United), Gabriel Martinelli (Arsenal) e Roberto Firmino (ex-Liverpool). Além de se colocar como um nome a ser observado pelo técnico da seleção brasileira Carlos Ancelotti.

Igor Thiago, do Brentford, foi revelado no Cruzeiro

Reprodução/Redes Sociais

Ainda restam 17 rodadas para o brasileiro ampliar o recorde. E a fase só melhora: ele marcou cinco vezes nas últimas duas partidas. O atacante de 24 anos, revelado pelo Cruzeiro, está disputando a segunda temporada com a camisa do Brentford e se tornou o vice-artilheiro da competição, atrás apenas do norueguês Erling Haaland, que tem 20. Igor Thiago chegou como a contratação mais cara da história do clube londrino, custando 30 milhões de libras (cerca de R$ 217,4 milhões na cotação atual) vindo do Club Brugge, da Bélgica.

No antigo time, marcou 29 gols e deu cinco assistências em 55 jogos. A chegada promissora ao futebol inglês, no entanto, foi substituída pelo tratamento no departamento médico. O jogador sofreu uma lesão no menisco depois de marcar dois gols durante a vitória das "Abelhas" por 5 a 2 sobre o AFC Wimbledon, em um amistoso em 20 de julho de 2025. Ele só retornou em novembro, mas não conseguiu recuperar o ritmo e terminou realizando oito jogos oficiais sem marcar gols.

Já ambientado na atual temporada, além dos gols ele também recebeu o prêmio de melhor jogador do mês de novembro na Premier League. Se tornando o primeiro jogador do Brentford a realizar este feito.

O jogador começou no Futebol Clube Verê, do Paraná, mas terminou a formação na Raposa. Ele foi alçado aos profissionais em 2020, em um momento delicado da trajetória do clube mineiro. Era o primeiro dos três anos que a equipe passaria na série B. Foram 64 jogos, com 10 gols e três assistências pelo Cruzeiro.

Ele permaneceu no clube até 2022, quando foi vendido em março ao time búlgaro, por R$ 3,6 milhões. Sua temporada de estreia na Europa rendeu 20 gols e 11 assistências em 53 jogos.