De medalhista olímpico a rapper: Fortaleza recebe bateria especial com celebridades no encerramento do Circuito Banco do Brasil de Surfe

 

Fonte:


Fortaleza voltará ao mapa do surfe competitivo nacional em 2025 como palco da última etapa do Circuito Banco do Brasil de Surfe, que chega à sua 18ª edição desde o lançamento, em 2022. Além de encerrar a temporada e influenciar diretamente o futuro da nova geração da modalidade, já que o campeonato qualifica surfistas para o Challenger Series (funciona como uma segunda divisão do surfe) o evento no Ceará terá um atrativo inédito: uma bateria especial com celebridades, reunindo nomes de destaque do esporte olímpico, do surfe e do skate, além de músicos e influenciadores.

Nazaré a vista: WSL abre janela do Big Wave Challenge até março de 2026; brasileiros são maioria

Marcada para sexta-feira, 12 de dezembro, a Bateria Tamo Junto BB terá 40 minutos de apresentação, sem caráter competitivo, reunindo integrantes do Squad BB e convidados que se tornaram parte da trajetória recente do circuito. Entre os participantes confirmados estão Bob Burnquist, Rayssa Leal, Filipe Toledo, Italo Ferreira, Isaquias Queiroz, Tainá Hinckel, Felipe Gustavo, Rony Gomes, Augusto Akio, L7, Daniela Vitória, Marina Gabriela, Helena Laurino, Filipe Mota e Fernando Araújo.

A escolha de Fortaleza reforça o peso histórico do Ceará como celeiro de talentos — especialmente nas manobras aéreas e no surfe de potência — e marca o retorno do estado em um momento de expansão do circuito. O evento terá como embaixador local o surfista Cauã Costa, uma das principais promessas da região e figura recorrente nas competições nacionais.

A etapa deve reunir mais de 150 atletas, confirmando o Nordeste como um dos polos mais vigorosos do crescimento técnico e de público do surfe brasileiro. O evento integra o Festival Tamo Junto BB, que leva esportes e cultura a várias capitais, com atividades que incluem vôlei de praia, skate, corrida de rua, e-games e música. Neste ano, o festival já passou por Salvador e Natal antes de chegar à capital cearense.

Desde 2022, o circuito já percorreu nove estados brasileiros, passando por alguns dos principais celeiros de formação de atletas no país, como Ubatuba (SP), Saquarema (RJ), Garopaba (SC) e Torres (RS), além de cidades de grande relevância cultural, como Salvador e Natal.

O Circuito Banco do Brasil de Surfe adota o protocolo WSL PURE em todas as etapas, com ações de redução de resíduos, educação ambiental e parcerias locais para coleta seletiva. Todo o material é reaproveitado — lonas viram lixeiras, bancos e abrigos, e abraçadeiras se transformam em quilhas e raspadores. A WSL Brasil também realiza workshops, oficinas e mutirões de limpeza em diversas cidades. Todos os eventos são eco-friendly e têm neutralização total de carbono.