Crianças sequestradas na Nigéria são entregues ao governo após libertação 

 

Fonte:


Cerca de 130 alunos de uma escola católica da Nigéria foram entregues às autoridades nesta segunda-feira, um dia depois de o governo anunciar que havia garantido a libertação do grupo. Seis vans com as crianças foram escoltadas por forças de segurança em veículos blindados até a sede do governo do estado de Níger. No final de novembro, centenas de crianças e funcionários do internato misto Saint Mary’s haviam sido sequestrados. 

Veja: Autoridades libertam 130 estudantes sequestrados na Nigéria

Contexto: Cem crianças das mais de 300 sequestradas em escola na Nigéria são libertadas após 16 dias em cativeiro

As autoridades informaram que este era o último grupo de alunos mantidos em cativeiro após o sequestro em massa ocorrido no internato misto Saint Mary’s, no centro-norte do país. No domingo, um porta-voz da Presidência havia confirmado a libertação dos estudantes.  

“Outros 130 alunos sequestrados do estado de Níger foram libertados; não resta ninguém em cativeiro”, afirmou Sunday Dare em publicação na rede social X, acompanhada de uma foto que mostra crianças sorrindo.

O anúncio ocorreu após a libertação de outros 100 alunos no início do mês.  O número exato de pessoas levadas e mantidas em cativeiro nunca foi oficialmente confirmado, mas a Associação Cristã da Nigéria (CAN) declarou que 315 estudantes e funcionários foram sequestrados na ação. 

Initial plugin text

Uma década

Os sequestros em massa de estudantes se tornaram recorrentes na Nigéria na última década. Um dos episódios mais emblemáticos ocorreu em 2014, quando jihadistas do Boko Haram capturaram 300 estudantes na cidade de Chibok. Dez anos depois, o paradeiro de 90 delas permanece desconhecido. 

A Nigéria, país mais populoso da África, com cerca de 230 milhões de habitantes, é dividida entre o norte, de maioria muçulmana, e o sul, de predominância cristã.