CREA faz mapeamento para reconstrução e repasse de auxílio para famílias no Paraná

 

Fonte:


Ao menos 90% da estrutura urbana do município foi destruída pela passagem de um tornado de categoria F3, com ventos que chegaram a 330 km/h, na última sexta-feira (7). Cerca de 80% das casas danificadas pelo tornado que devastou Rio Bonito do Iguaçu, no centro-sul do Paraná, já foram mapeadas por engenheiros que elaboram os laudos oficiais para o plano de reconstrução da cidade. O levantamento, realizado pelo CREA, em parceria com o governo estadual, vai embasar a liberação de recursos públicos destinados à recuperação ou demolição e posterior reconstrução de imóveis.

Ao menos 90% da estrutura urbana do município foi destruída pela passagem de um tornado de categoria F3, com ventos que chegaram a 330 km/h, na última sexta-feira (7). O fenômeno deixou um rastro de destruição e provocou o desabrigo de cerca de mil pessoas. Seis mortes foram confirmadas no estado, entre elas em Rio Bonito do Iguaçu e em Guarapuava.

Mais de 1.300 famílias já foram cadastradas pela prefeitura e pelo governo estadual para receber o auxílio financeiro emergencial, proveniente do Fundo de Calamidade do Paraná, que foi recentemente reformulado. Cada família poderá receber até R$ 50 mil para reparos ou reconstrução de suas moradias.

O governo do Paraná também anunciou a construção imediata de 320 novas casas, com previsão de entrega do primeiro lote em até dois meses. As residências serão destinadas às famílias mais afetadas pelo desastre.

Segundo o Simepar, o Sistema de Meteorologia do Paraná, o tornado que atingiu Rio Bonito do Iguaçu também passou pelo município vizinho de Barreiro, causando estragos menores. O órgão confirmou ainda que, ao todo, quatro cidades paranaenses foram atingidas por tornados na sexta-feira, em decorrência da passagem de um ciclone extratropical que afetou a região centro-sul do estado. Além de Rio Bonito e Barreiro, Turvo e Guarapuava também registraram ocorrência do fenômeno.

Enquanto o levantamento técnico continua, as equipes estaduais e municipais seguem com os trabalhos de reconstrução e atendimento às vítimas. A expectativa é que, com os laudos concluídos, o repasse de recursos e a reconstrução da infraestrutura urbana possam ser acelerados nas próximas semanas.